Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Campo Grande

Calouros e veteranos da UCDB serão recebidos em clima de super-heróis

Estabelecimentos comerciais ao redor da Católica vão permanecer fechados nesta data; rondas preventivas ao redor do campus será feita pela PM

04 fevereiro 2019 - 10h01Por UCDB

Calouros e veteranos (matutino e noturno) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) serão recebidos para o ano letivo 2019, no dia 5 de fevereiro (7h30 e 19h), com o tema “Universidade Infinita”, em clima inspirado nas histórias em quadrinhos de uma franquia mundialmente conhecida, promovendo a integração entre acadêmicos, docentes, coordenadores e direção. Após as primeiras aulas, os acadêmicos também vão contar com o show musical da dupla Marco Antônio & Gabriel.

“Queremos mais uma vez, neste ano, que calouros e veteranos sejam acolhidos por nossos coordenadores e docentes de forma divertida e que possam promover uma grande integração. Que os super-heróis possam ajudar a mostrar que é possível vencer na vida por meio do conhecimento. Formamos excelentes profissionais e grandes cidadãos para o mundo”, disse o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, ressaltando ainda que a acolhida da Católica tem obtido êxito em evitar o trote.

Conforme a Comissão de Acolhida 2019, a parceria com o 11ª Companhia Independente da Polícia Militar e os comerciantes também continua. Assim como no ano passado, os estabelecimentos da região não vão comercializar bebidas alcoólicas ou vão permanecer fechados. Eles estarão com faixas de sinalização dizendo que são contra o trote. As rondas pela Polícia Militar vão ocorrer pela manhã e à noite, garantindo o cumprimento da legislação, assim como os agentes de trânsito (Agetran) farão a orientação do fluxo de veículos.  

Os calouros (matutino e noturno) contarão ainda com o auxílio de acadêmicos veteranos voluntários, que vão indicar as salas de aulas, apresentando os ambientes da Universidade, além de esclarecer dúvidas. Eles vão receber o livreto “Salva Calouro”, com diversas informações sobre a Instituição, o contato da Ouvidoria, caso queiram informar qualquer situação de trote e a Portaria Reitoria nº 1/2019, assinada pelo Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, a qual dispõe sobre as punições aos acadêmicos por infrações ao Regimento Geral no período de Acolhida aos calouros da Instituição. Dentre as punições por flagrante aplicação de trote está a suspensão de 15 dias, 30 dias até o desligamento imediato.

LEGISLAÇÃO

A Lei estadual 2.929, de 9 de dezembro de 2004, proíbe a prática do trote “quando realizado sob coação, agressão física, moral ou qualquer outro constrangimento que possa colocar em risco a saúde ou a integridade física dos calouros de instituições de ensino”.

A legislação estabelece que os pedágios, realizados visando a arrecadação de dinheiro, são considerados um constrangimento à população e também é prática proibida. O texto também define que as autoridades e órgãos de segurança pública estão obrigados a impedir os pedágios.

Já a lei complementar aprovada pela Câmara de Vereadores de Campo Grande nº 189, de 19 de dezembro de 2011, veda o consumo de bebidas alcoólicas por “aglomerados de pessoas em vias, prédios e praças públicas, dentro do perímetro dos postos de serviços e de abastecimento de veículos, área externa das conveniências”.