TJMS SETEMBRO
Menu
quinta, 16 de setembro de 2021 Campo Grande/MS
CAMARA
Campo Grande

Campo Grande conta com complexo de saúde mental e acolhe crianças e adolescentes

A cidade morena passa a ser a primeira a ter um espaço como este em Mato Grosso do Sul e a ser a segunda na região Centro-Oeste

14 setembro 2021 - 15h17Por Vinicius Costa

Campo Grande inaugurou nesta terça-feira (14), um novo centro de atendimento de saúde mental e com capacidade de atender a população com serviços de psicossociais e acolher crianças e adolescentes.

O espaço conta com auxílio de dois CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e uma Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil. Assim, a cidade morena passa a ser a primeira a ter um espaço como este em Mato Grosso do Sul e a ser a segunda na região Centro-Oeste.

“Oportunizar um tratamento adequado e dar condições favoráveis para que isso seja feito de uma melhor maneira possível, é de suma importância para que estas pessoas possam ser reintegradas à sociedade, tendo a sua cidadania e direitos preservados”, destacou o prefeito Marquinhos Trad.

O prefeito ainda explicou ser importante a ampliação desse acesso ao atendimento e o acolhimento das pessoas com transtornos mentais e em situação de vulnerabilidade.

“A unidade oferece cuidados contínuos e de proteção para este público, que pode permanecer no serviço por até seis meses, em caráter voluntário”, explica a coordenadoria da RAPS, Ana Carolina Guimarães.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, com a transferência do CAPS IJ para o complexo, será possível utilizar o imóvel onde o serviço funcionava, no Bairro Guanandi, para abrir o segundo CAPS Álcool e Drogas (AD) IV do município.

“Desta forma, nós iremos ampliar ainda mais a nossa capacidade, com mais um serviço voltado ao atendimento da população em intenso sofrimento mental decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas”, disse.

O secretário destacou ainda que, mesmo durante o período de pandemia, Campo Grande conseguiu absorver a demanda de atendimentos psicossociais e se manteve como a terceira capital do país em número de procedimentos realizados no primeiro semestre deste ano, ficando atrás somente das cidades de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

“Esse é o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido em Campo Grande e o empenho de todos os colaboradores que fazem com que a nossa cidade se destaque não somente na vacinação contra a Covid-19, mas nas diversas áreas da saúde”, parabenizou.

O complexo está localizado na Rua São Paulo, 70, Bairro São Francisco.

Leia Também

Para salvar bebê, grávida amputa perna após descobrir câncer
Geral
Para salvar bebê, grávida amputa perna após descobrir câncer
Erupção de vulcão poderia causar danos irreparáveis ao nordeste brasileiro
Geral
Erupção de vulcão poderia causar danos irreparáveis ao nordeste brasileiro
APAE apresenta projeto de construção de hospital em Campo Grande
Campo Grande
APAE apresenta projeto de construção de hospital em Campo Grande
Bolsonaro bate recorde de avaliação negativa com 53% de reprovação, diz Datafolha
Geral
Bolsonaro bate recorde de avaliação negativa com 53% de reprovação, diz Datafolha