sábado, 19 de julho de 2025

Busca

sábado, 19 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

18/02/2022 13:30

Campo Grande tem título de ‘capital do chamamé’ aprovado no Senado

A Capital de Mato Grosso do Sul, será reconhecida como capital nacional do chamamé, estilo de música popular de origem guarani

Campo Grande, Capital de Mato Grosso do Sul,  será reconhecida como capital nacional do chamamé, estilo de música popular de origem guarani. O título é concedido pelo projeto do deputado Fábio Trad (PSD), que foi aprovado pelo Senado.

O chamamé se originou no nordeste da Argentina, nas províncias entre os rios Paraná e Uruguai, região conhecida como Mesopotâmia argentina. No Brasil, se popularizou nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Também se espalhou para o Paraguai e o Uruguai.

O senador Nelsinho Trad (PSD), relator do projeto, explicou que o nome do gênero vem da língua dos povos guaranis e significa improvisação. O chamamé é tocado, tradicionalmente, com violões e bandoneon, e é acompanhado por dança.

A história do chamamé em Campo Grande iniciou de forma rápida, se formaram conjuntos típicos e, com a chegada do rádio na cidade, intensificou-se a difusão do ritmo chamamé. Não demorou muito para que entusiastas organizassem grupos de intérpretes em várias cidades sul-mato-grossenses, principalmente na capital do estado, onde a paixão pelo ritmo tocava na alma da população.

O deputado Fábio Trad comemorou a aprovação do projeto.

”O sentimento é de orgulho pois essa Lei reforça a vocação de Campo Grande como cidade que realça os seus atributos culturais na formatação de uma identidade que precisava ser reconhecida oficialmente. A Capital do Chamamé agora pode nos trazer dividendos nos planos artístico, turístico, cultural, institucional, social, econômico. Agora a bola está com aqueles que vão potencializar as virtudes desta conquista: classe artística, os governantes, produtores culturais, os protagonistas do chamamé”,

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias