Josué Jaques da Silva, de apenas oito anos, nasceu com problemas graves de saúde e desenvolveu outros gravíssimos, em Campo Grande. Há pouco tempo, a mãe descobriu que o remédio à base de canabidiol amenizou o sofrimento dele, mas o produto é caro, já que vem dos Estados Unidos.
Laudiceia Simões da Silva, 33 anos, é técnica de enfermagem e a família mora no São Conrado. No pedido de ajuda, ela lembra que teve complicações no parto e o filho nasceu prematuro de 6 meses e meio. Foram cinco meses de internação e depois correção cardíaca para fechamento de canal arterial e cirurgia de retina.
Ainda segundo Silva, os procedimentos deixaram sequelas, como paralisia cerebral, deficiência auditiva, déficit cognitivo, displasia pulmonar, entre outros.
Melhora
Em março deste ano, o garoto passou a usar o canabidiol. Porém, o óleo puro da substância ainda não é autorizado pela Anvisa. Sendo assim, o remédio vem direto dos Estados Unidos, o que encarece o medicamento.
Laudiceia detalha que o filho faz uso de dois frascos por mês, cada um ao custo de R$ 700. O orçamento da família dificulta a compra do remédio e esse é o motivo do apelo por Josué. Os benefícios da substância, diz a mãe, são muitos, inclusive a médica teria suspendido outras medicações.
''Ficava muito agressivo na escola, mas com o remédio, o desenvolvimento e a sociabilidade melhoraram. Ele também melhorou da autoagressão e do bruxismo severo'', observou a mulher.
''Vamos ajudar esse guerreiro a ter o medicamento 3000 mg óleo Kids Broad Spectrum CBD!'', diz um pedido de ajuda nas redes sociais. A família escolheu o site ''Donativa'' para receber as doações, que podem ser a partir de R$ 10.
O telefone para contato é (67) 9 9803-8928, assim como a chave PIX.