Uma grande árvore caiu em cima duas casas da rua Abílio de Azevedo, bairro Iraci Coelho, região sul de Campo Grande. O fato ocorreu na madrugada desta quinta-feira (18), e praticamente era uma tragédia anunciada, já que o dono da residência abriu protocolo na Prefeitura por três vezes pedindo a remoção.
Segundo o servidor público estadual, era por volta das 00h15 quando ouviu um grande barulho e ao sair se deparou com a árvore praticamente dentro de casa. Os galhos atingiram portões, muro, carro, varanda e parte da casa da vítima.
“A árvore era de grande porte e caiu sobre a minha casa e a do meu vizinho. Acionamos o Corpo de Bombeiros que ficou trabalhando até às 5h da manhã praticamente para tentar cortar a parte mais difícil dos troncos. Mas estamos presos dentro de casa. Para se ter uma ideia, estou tendo de usar uma escada para sair, porque os dois portões estão com impedimento dos galhos.”
Os Bombeiros conseguiram fazer o corte dos galhos que estavam fazendo danos a estrutura da casa, mas o material ainda tem de ser retirado do local.
Pediu remoção
Ele diz que em 16 de setembro de 2016 pediu a remoção da árvore e abriu protocolo na Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente). Depois, em janeiro de 2017 fez novo pedido, e em agosto de 2019 voltou a solicitar a remoção da árvore, mas nada foi feito.
“Há seis anos abrimos o primeiro protocolo. Voltei lá mais duas vezes e não fizeram nada. Estou com todos os protocolos aqui”, disse o servidor.
Agora, ele pretende buscar os meios legais para ressarcir os prejuízos.
“Calculando por baixo, meu prejuízo vai ser de R$ 8 a R$ 10 mil. Fora o transtorno de locomoção. Tenho pessoas idosas em casa, de idade e que não conseguem subir uma escada para sair.”
(Pedidos de remoção do contribuinte. Foto: Repórter Top)
O servidor agradeceu aos Bombeiros pela rápida ajuda, mas quer soluções da pasta de meio ambiente.
O que diz a prefeitura?
O problema foi encaminhado a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campo Grande. E a resposta foi a seguinte: "A Sisep informa que as equipes da secretaria já providenciaram a remoção do tronco da árvore que caiu sobre o portão, desobstruindo a entrada na casa."
(Texto atualizado às 11h30 de 19/08/2022 para acréscimo de nota da Prefeitura)