A Casa Rosa, projeto idealizado pelo vereador e médico mastologista Victor Rocha, que tem como foco a saúde da mulher e a prevenção do câncer de mama por meio da realização de consultas, exames, diagnóstico precoce e o tratamento em tempo hábil, zerou as filas de espera por consulta com especialista, punção e biópsia de Mama em apenas um ano de atuação em Campo Grande, prestes a ser completado na próxima sexta-feira (11).
Para o Dr. Victor Rocha, o projeto da Casa Rocha tem alcançado resultados que fazem a diferença na vida da população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). “A Casa Rosa foi idealizada para oferecer o que há de melhor na mastologia, ou seja, através do Sistema Único de Saúde (SUS) temos proporcionado consulta integrada e resolutiva. Portanto, a paciente passa pela consulta com o mastologista, realiza seus exames e havendo alguma suspeita, realiza punção que é mandado para biópsia no mesmo dia. Em no máximo dez dias temos o resultado se o nódulo é maligno ou benigno e encaminhamos para o devido tratamento e/ou acompanhamento. Estamos cumprindo nossa missão: oferecer uma Saúde Pública de Qualidade e com Resultado”, enfatizou o idealizador do projeto.
Desde o início da Casa Rosa, o deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) é parceiro. Porém, agora o projeto conta com o apoio da Câmara Municipal, da Prefeitura de Campo Grande, do Governo de MS, da senadora eleita Tereza Cristina (PP) e do deputado estadual, Paulo Duarte (PSB). “Junto com nossos parceiros, a Casa Rosa oferece atendimento integrado em prol da saúde da mulher, com agilidade e eficiência. Há dois meses também temos realizado cirurgias de retirada de nódulos benignos de mama”, disse o médico mastologista.
Filas zeradas
A Casa Rosa zerou a fila de espera no SUS para consulta em mastologia, punção e biópsia de mama. Já foram atendidas mais de 3500 pacientes, realizadas 1026 ultrassonografias de mama, 569 mamografias, 476 biópsias de mama e 52 pacientes foram diagnosticadas com câncer de mama, todas elas encaminhadas ao tratamento oncológico.
Os atendimentos são realizados no ambulatório da Maternidade Cândido Mariano, nas quintas-feiras e sextas-feiras à tarde. Todas as mulheres serão atendidas por meio do Sistema de Regulação (SISREG) da Secretaria Municipal de Saúde da Capital. Para ser consultado na Casa Rosa, basta pegar o encaminhamento médico ao Ambulatório de Mastologia do Dr. Victor Rocha na Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.
“Para 2023, temos como objetivo implantar o Projeto Casa Azul, onde serão oferecidas consultas e exames para a prevenção do câncer de próstata, bem como a ampliação dos serviços oferecidos pela Casa Rosa”, finalizou o Dr. Victor Rocha.