Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Campo Grande

Casa Rosa vai zerar filas em Campo Grande: 'atendimento de clínica particular', diz paciente

Mulheres que estavam há meses para consultar com mastologista finalmente estão realizando exames e tendo diagnósticos

14 dezembro 2021 - 13h30Por Rayani Santa Cruz

“O atendimento é como se você estivesse em clínica particular. Saí com exames feitos e diagnóstico”, disse a paciente da Casa Rosa, Aline Santos, de 34 anos após descobrir nódulos nos seios e ter de aguardar nove meses na fila do SUS (Sistema Único de Saúde).

Inaugurada em novembro, a Casa Rosa, projeto que atende mulheres com exames e consultas mastologista vai zerar a fila de espera em Campo Grande. O projeto encabeçado pelo médico e vereador Victor Rocha (PP) já atendeu centenas de pacientes.

O espaço localizado na Maternidade Cândido Mariano conta como atendimento do médico, cinco salas de atendimento, ultrassonografia, mamografia, e  equipe multiprofissional.

Rocha diz que a previsão é zerar a fila antes do Carnaval, já que antes da inauguração do projeto, a fila de espera era de aproximadamente 1.010 mulheres. Os hospitais não davam conta e as consultas giravam em torno de 120 vagas por mês.

“A gente vem pra Casa Rosa com vontade de resolver definitivamente o problema dessas mulheres que estão na fila. Aqui o objetivo é sermos rápidos, por isso, aquelas pacientes em que a gente verifica que tem pressa, encaminhamos imediatamente para a mamografia para o diagnóstico. Todas saem daqui com seus exames prontos e com consultas já marcadas para o próximo ano, em caso de normalidade.”

A paciente Aline destaca que recebeu ligação da Central do SUS indicando a data de comparecimento, e que a equipe da Casa Rosa também fez contatos para confirmar consulta e horário.

“Achei tudo muito organizado. A gente chega conversa, faz o cadastro e depois aguarda a consulta com o médico, que pede os exames. E o melhor de tudo, é que você já faz no outro dia. Ou seja, resolve o problema sem esperar meses ou anos. Isso já adianta muito a vida de quem realmente está com câncer de mama. Imagina quantas morreram aguardando a fila?”.

Victor Rocha explica também que foram liberadas 20 datas de atendimento com 40 vagas por dia até o Carnaval, e isso vai gerar o saldo zerado de pacientes até 2022.