A indústria da construção na região Centro-Oeste ganha protagonismo na próxima segunda-feira (28/04), com a chegada da rodada do CBIC Indicadores Regionais a Campo Grande (MS). Iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entidade nacional do setor, o evento vai revelar dados inéditos e projeções para 2025. Com foco nos Estados da região Centro-Oeste, o evento será promovido em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Mato Grosso do Sul (Sinduscon-MS), patrocínio do Banco de Brasília (BRB) e apoio da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul (FIEMS).
Dados recentes reforçam o protagonismo de Mato Grosso do Sul e de sua capital, Campo Grande, no cenário econômico nacional, com avanços significativos na redução do déficit habitacional, geração de empregos e diversificação regional. Os números, referentes ao primeiro bimestre de 2025, apontam para uma recuperação sustentada do setor da construção civil, impulsionada por políticas públicas e investimentos privados.
O estado registrou 1.641 novas vagas formais no setor da construção civil entre janeiro e fevereiro de 2025, com saldo positivo em todos os segmentos. A capital sul-mato-grossense conquistou a 18ª posição no ranking nacional de geração de empregos formais na construção civil, com 738 vagas criadas no primeiro bimestre de 2025. Os números reforçam a resiliência econômica de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande, que combinam políticas habitacionais, diversificação regional e infraestrutura para sustentar o crescimento. “Estamos colhendo os frutos de um planejamento integrado, que prioriza desenvolvimento equilibrado e inclusivo”, afirma Kleber Recalde, presidente do Sinduscon/MS.
Com perspectivas positivas para o restante de 2025, o estado consolida-se como exemplo de recuperação e inovação no Centro-Oeste. Dirigido a empresários, dirigentes e profissionais do setor da construção, o CBIC Indicadores Regionais cumprirá uma programação estratégica: dados e análise econômica da construção civil serão apresentados por Ieda Vasconcelos, economista-chefe da CBIC; dados do mercado imobiliário regional, Por Lucas Finotti, executivo da Brain Inteligência Estratégica, e um panorama exclusivo sobre financiamento imobiliário na região, por especialistas do Banco de Brasília (BRB).
Confira a programação:
CBIC Indicadores Regionais | Rodada Centro-Oeste
17h00 – Abertura
Paulo Muniz, vice-presidente da CBIC para o Centro-Oeste
Kleber Recalde, presidente do Sinduscon-MS
Sérgio Marcolino Longen, presidente da FIEMS
17h30 – Painel 1: Panorama Econômico do Setor da Construção: Perspectivas
para 2025
Ieda Vasconcelos, economista-chefe da CBIC
Debatedor: Kleber Recalde
18h30 - Painel 2: Panorama do Mercado Imobiliário: Desempenho e Perspectiva
para 2025
Lucas Lira Finoti, especialista em Inteligência de Mercado da Brain Inteligência
Estratégica
Debatedor: Paulo Muniz
19h30 – Painel 3: Perspectivas de Crédito Imobiliário para 2025
Diogo Ilário de Araújo Oliveira, diretor executivo de Atacado e Governo do Banco
de Brasília (BRB)
Rômulo Aires Mendes, superintendente de Produtos de Atacado do Banco de
Brasília (BRB).
Debatedores: Paulo Muniz e Kleber Recalde
Coletiva de Imprensa | Serviço:
- Data: 28 de abril de 2025
- Horário: 14h30
- Local: Auditório da FIEMS – Edifício Casa da Indústria
- Endereço: Av. Afonso Pena, 120 – Amambaí, Campo Grande (MS)
Para mais informações:
Gabriela Borsari – Assessoria de Comunicação Sinduscon/MS
(67) 99232-1868
Nicole Angel – Assessoria de Comunicação CBIC
(61) 98193-8529