Aniversariante do dia, Campo Grande é conhecida por ser uma capital com ‘ares’ de interior. E isso tem explicação: para cada 5 habitantes há uma árvore plantada.
O cálculo é do governo do Estado, que considera 153.122 árvores plantadas nas vias urbanas e população estimada em 774.202 pessoas, segundo último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
“Desde as centenárias da Afonso Pena, até as áreas de conservação em pleno perímetro urbano que embelezam nossa paisagem, encontramos a identidade da nossa Cidade Morena privilegiada com o verde, bem cuidada e que proporciona bem-estar e saúde a todos”, ressalta o secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.
No setor do Aero Rancho é encontrado o maior número de árvores (5.024), seguido dos setores Moreninha, Centro-Oeste, Universitário e Nova Lima. Porém, quando considerada a área em Km2, o Núcleo Industrial é o maior setor da área urbana de Campo Grande, com 24,26 Km2, segundo o Plano Diretor de Arborização Urbana analisado pelo Portal MS.
Diretora regional da SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana), Eliane Guaraldo, destaca a importância de manter a arborização. “É muito necessário continuar mantendo a arborização, além de amplia-la. Precisamos fazer com que o poder público continue a investir e além disso que envolva a comunidade e a sociedade para que desperte sobre a importância disso e a ajude a proteger”.