A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

11/02/2018 10:33

A+ A-

Charmoso e animado, carnaval do Rádio Clube era absoluto e marcou a vida de foliões em cinco décadas

Festa era disputada e voltada para a 'nata' da sociedade campo-grandense

No tempo em que os bailes de salão reinavam absolutos, há um que não sai da memória de quem viveu o carnaval em Campo Grande décadas atrás: os do Rádio Clube. A festa reunia a ‘nata’ da sociedade, como o ‘Gabura’ e Marilú Guimarães, ao som de marchinhas e sambas-enredo.

O carnavalesco Salvador Dódero viveu muito bem esse tempo. Era diretor social do Rádio Clube na década de 70 e junto do empresário Gabriel Spipe Calarge, o ‘Gabura’, presidente do clube à época, organizavam a festa.

O carnavalesco diz que os bailes eram muito concorridos, reunia gente até de fora do estado e os conjuntos musicais tinham entre 15 e 20 integrantes.  

‘’Começamos com o carnaval na sede do centro [rua Padre João Crippa], mas depois o salão ficou apertado, aí levamos a festa para o Rádio Clube Campo’’, lembrou Dódero.

Bailes de carnaval eram feitos no centro de Campo Grande. (Foto: Internet)

Dódero conta que o prazer dos bailes era o fato de todos se conhecerem e serem amigos.

‘’A gente chegava no baile e já sabia onde era a mesa do Gabura, do Roberto Perez, depois do Robertinho Perez...’’, conta. Ele diz que nas décadas de 60 e 70 as fantasias das mulheres eram mais incrementadas. ‘’Elas eram exigentes’’, assinala.

A fantasia mais comum para as mulheres eram vestidos ‘de noite’, com brilho, arranjo na cabeça e fita na testa. Não havia outros grandes eventos na cidade, por isso quem queria brilhar confeccionava a fantasia com antecedência.

Em uma página do Facebook, dedicada a memórias, uma internauta publicou fotos onde relembra o carnaval do Rádio. ‘’Era nossa alegria, pena que passou tão rápido’’, publicou a antiga foliã.

Foto do Bloco Espanha no Rádio Clube emocionou internautas. (Foto: Reprodução Facebook)

Outra usuária da internet fez uma publicação onde recorda o ano de 1969. O destaque dela foi para uma foto do bloco Espanha e arrancou suspiros dos demais participantes do grupo.

‘’Não vou esquecer jamais desse tempo que foi as nossas vidas. Rádio Clube era a segunda casa da gente’’, escreveu uma participante.

Ainda no grupo dos ‘nostálgicos’, uma foto destaca duas charmosas jovens com fantasias iguais,  inspiradas no filme ‘Irma La Douce’, de 1963.

Marilena era destaque em bailes do Rádio. (Foto: Arquivo Pessoal)

A professora aposentada Lúcia Maria de Souza, 69 anos, sente saudades de quando reunia as amigas e ia para festa. Ele recorda que em 1977, muitas mulheres despertavam a atenção da sociedade no carnaval do Rádio Clube.

‘’Tinha a Maura Dódero, a Marisa Serrano, Marilú Guimarães.  Ela dedica um capítulo a parte para Marilena de Oliveira Lima. ‘’Ela era a rainha dos estudantes da Uce. Todos a admiravam, era linda. Representou o estado no Miss Brasil’’, recorda.

Lúcia, que tinha 26 anos, aponta mais um destaque entre as mulheres da época, sucesso no Rádio Clube. Tratava-se de Eliane Flores.

‘’ Teve um carnaval que ela foi com um vestido estampado e um chapéu de palha. Ela saía até no jornal’’, relembra a amiga.

Os bailes de Rádio contavam ainda com desfiles de fantasias e a disputa dos blocos. Salvador Dódero conta que havia concurso para as crianças e para os adultos.

''Na sexta-feira apresentávamos a fantasia ‘originalidade’ e no último dia era a vez da fantasia ‘luxo’, finalizou.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024