Cinco escolas municipais de educação infantil em Campo Grande, são alvo de inquéritos do Ministério Público Estadual do MS. Vistoria apontou que algumas unidades sofrem com problemas estruturais, como exposição de crianças ao mofo.
Segundo publicado no Diário Oficial do MPE, nesta quinta-feira (20), as unidades a passarem por apuração do MPE são: Emei Professora Emy Ishida Nascimento Nogueira, no Santa Fé; Emei Mary Sadalla Saad, no Estrela Dalva I; Emei Eng.º Valdemir Corrêa de Resende, no Jardim Canguru; e Emei Serradinho, na Vila Serradinho.
A denúncia partiu de visitas feitas às unidades de ensino, por assessores do vereador Professor André Luis, da Rede. Os pontos de melhoria apontados se referem a questões estruturais. Por exemplo, relatório sobre a Emei Emy Ishida Nascimento Nogueira, mostra que a unidade sofre com infiltração e paredes rachadas e mofadas.
Além disso, diz o relatório, há problemas com computadores cujo sistema é lento, sendo que alguns servidores estariam usando notebooks próprios para realizarem suas atividades. Há ainda falta de armários para guardar os materiais didáticos.
Os inquéritos ficarão a cargo da 46ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, com o promotor de Justiça, Paulo Henrique Carmargo Inunes à frente. Na descrição da divulgação, consta que o objeto é ‘’averiguar a ocorrência ou não de irregularidades na estrutura física e manutenção da EMEIs’’.
Resposta
A Semed respondeu que ainda não foi formalmente citada sobre as investigações. No entanto, destaca que as unidades da Reme têm autorização para funcionar e cumprem exigências previstas em leis, como alvarás válidos e sem irregularidades na estrutura física e manutenção.
''Tal manutenção é feita com periodicidade, garantindo a integridade e segurança física dos alunos das referidas unidades'', diz trecho da resposta.