TJMS DEZEMBRO 2024

sexta, 13 de dezembro de 2024

Busca

sexta, 13 de dezembro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Pantanal

há 1 mês

Climatologista prevê fim do Pantanal e outros biomas até 2070

O Pantanal já perdeu 30% da vegetação nos últimos 30 anos e acho que o bioma acaba até 2070

O climatologista Carlos Nobre, referência internacional em estudos sobre aquecimento global, expressou grave preocupação com a situação do Pantanal. Ele afirma que a crise climática se intensificou mais rapidamente do que os cientistas previam e alertou que o bioma pode estar em risco de extinção até 2070.

Em entrevista ao jornal Estadão, Nobre destacou que, apesar de uma redução no desmatamento na Amazônia e em outros biomas, os incêndios no Pantanal são predominantemente causados por ações humanas, com cerca de 95% a 97% dos focos sendo criminosos.

Carlos Nobre construiu grande parte da carreira no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e também foi diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ambos federais. Para ele, todos os biomas brasileiros estão severamente ameaçados e alguns deles, como o Pantanal, podem até mesmo deixar de existir em algumas décadas.

"O Pantanal já perdeu 30% da vegetação nos últimos 30 anos e, se as emissões de carbono não forem controladas, acho que o bioma acaba até 2070 e pode não ter mais lagos até 2100. Além disso, áreas de alto risco devem ser realocadas, uma medida que requer investimento significativo do governo", afirma. 

Nobre também é o primeiro brasileiro a integrar o grupo Planetary Guardians (ou Guardiões do Planeta), que reúne pesquisadores para estudar a catástrofe ambiental, ele vê diferenças entre as chamas que se espalham e o que é registrado em outras partes do mundo, como Estados Unidos, Canadá e Europa.

Como não há recorrência de raios, segundo os especialistas, a origem do fogo é criminosa. “Entre 95% a 97% são causados pelo homem.” Para dar conta disso, a resposta do poder público precisa melhorar: mais brigadistas, mais investigação policial, de forma a desmobilizar o crime organizado, e também tecnologia para detectar os focos. “É uma guerra e temos de começar a combatê-la.”

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias