A Prefeitura inaugurou, nesta sexta-feira (3), um complexo de serviços no Jardim Noroeste, que contém CRAS e uma praça para Cultura e Esporte, em Campo Grande. O bairro tem 15 mil habitantes e possui centenas de famílias em vulnerabilidade social.
Conforme a divulgação, o espaço tem 1.900 metros quadrados de área construída, em um espaço de 7 mil metros quadrados. A obra começou a ser construída em 2012, mas foi interrompida pela construtora e o projeto precisou ser reformulado.
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destacou o empenho da administração municipal em apresentar resultados em prol da qualidade de vida da população.
“A entrega é o resultado do trabalho em conjunto e do empenho da equipe de servidores, que tem um olhar humanizado para o coletivo, mas principalmente para a área da Assistência Social. Essa unidade é uma das maiores do município e esse Cras vai atender uma das regiões mais populosas da cidade, que conta com pelo menos 20 mil famílias que terão diversos serviços à disposição a partir desse complexo”, detalhou a prefeita.
CRAS
O Centro de Referência em Assistência Social se chamará Hércules Mandetta. Será, segundo a divulgação, a maior unidade de Proteção Social Básica da Rede de Assistência Social do município.
Ainda conforme detalhado pela prefeitura, a estrutura foi planejada para levar mais atividades às mais de cinco mil famílias da região. Esse grupo, que no momento é atendido pelo Centro de Convivência do bairro, terá acesso ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, jovens e idosos e ao Serviço de Atenção Integral à Família (PAIF), que oferece ações socioassistenciais, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social.
O CRAS conta com duas salas multifuncionais amplas, refeitório, seis banheiros adaptados e um pátio integrado às salas, o Cras foi projetado para fortalecer a integração com a comunidade por meio de atividades socioeducativas, esportivas e culturais.
As atividades terão como foco as crianças e idosos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e serão desenvolvidas na unidade em parceria com a Fundação Municipal de Esporte (Funesp) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
Importância
O presidente do Conselho Gestor do Jardim Noroeste, Alex Ferreira Luz, disse que a estrutura é de muita importância para as famílias do bairro e região. Ele garante que o CRAS vai atender muito mais famílias e que a juventude também será beneficiada.
O secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, ressaltou que um estudo diagnóstico apontou uma melhora significativa da renda per capta dos moradores da região do Cras Novos Estados, demostrando transformação social. “Por isso, devido a esses indicadores observou-se a necessidade de redimensionamento dos serviços do CRAS, que foi transferido para a nova estrutura do complexo inaugurado no Jardim Noroeste após a conclusão dos estudos. As famílias da região do Jardim Novos Estados foram redirecionadas para o Cras Nossa Senhora Aparecida e Estrela Dalva”, explicou.
Esporte
A praça se chamará Luiz Carlos Saldanha Rodrigues. A Fundação Municipal de Esportes, de imediato, vai destacar educadores físicos para atuar no local, orientando ginástica para gestantes e laboral. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vai oferecer cursos de teatro, dança e música no local.