Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Campo Grande

Concurso Miss e Mister CG acontece em festival indígena de Campo Grande

Entre os dias 18 e 19 de abril, acontece o 1º Festival de Cultura Indígena de Campo Grande, com atrações na Praça Ari Coelho

11 abril 2022 - 12h40Por Rayani Santa Cruz

Concurso de Miss e Mister Campo Grande ocorre entre os dias 18 e 19 de abril, durante o 1º Festival de Cultura Indígena de Campo Grande, com atrações na Praça Ari Coelho.  A população poderá prestigiar a cultura, as artes, a beleza e história das populações e comunidades indígenas da cidade por dois dias.

O evento é promovido pela Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), por meio da Coordenadoria de Defesa das Populações e Comunidades Indígenas.

“Essa festa é em homenagem ao dia 19 de abril, quando se comemora o Dia dos Povos Originários. Em Campo Grande, existem 21 aldeias em seu território, sendo oito reconhecidas pela prefeitura, duas em fase de reassentamento e 11 em aglomerados. O festival vai trazer aos visitantes uma oportunidade imperdível de conhecer mais profundamente as raízes e a diversidade cultural genuinamente brasileira”, explica Amadeu Borges, subsecretário da SDHU.

Programação

Na segunda-feira, dia 18, o Festival tem a abertura a partir das 17h, com barracas em exposição de artesanatos, cerâmicas e utensílios étnicos como arco e flecha. O grande destaque estará voltado para a gastronomia de origem terena como Hihi, Yukui, Lapápê e Poreo.

“Os nomes podem soar estranho já que estão no dialeto terena, mas não deixam de ser caldos, massas, bolos e até a famosa pamonha nesses quitutes. São produções gastronômicas raiz que levam mandioca e milho em seus componentes de base”, explica Nério Alberto Alfredo, coordenador de Defesa das Populações e Comunidades Indígenas da SDHU.

Ainda no dia da abertura, o festival terá como atrações musicais o cantor Itamar Jorge (indío terena), o gaiteiro da Aldeia Urbana Marçal de Souza, Sebastião Claudinei e o DJ Peyo Kaxe Planalto.

Já no dia 19, será realizado o Concurso de Miss e Mister Indígena CG 2022. Além de apresentar a beleza da etnia indígena da Capital, o desfile tem como objetivo promover a cultura étnica, contribuições históricas e reconhecimento dos povos em nossa sociedade. Os candidatos vão se apresentar com dois trajes, um casual e outro étnico. Será permitido todo o tipo de acessório e maquiagem/pintura indígena, tanto facial quanto corporal, que serão avaliados por uma equipe de jurados composta por cinco pessoas.

No dia 19, o evento também tem início às 17h, com apresentação do desfile previsto para às 19h. Barracas e exposições também estarão em funcionamento nesse dia. A ação é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).

Serviço

1º Festival de Cultura Indígena de Campo Grande
Dias: 18 e 19 de abril
Horários: 17h às 22h
Local: Praça Ary Coelho, Centro de Campo Grande