IMPERIO EXTINTOR - NOVEMBRO

domingo, 07 de dezembro de 2025

Busca

domingo, 07 de dezembro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

15/08/2025 17:00

Criança autista volta das férias sem professora auxiliar em escola municipal no Jardim Noroeste

Mãe afirma que filho, de 6 anos, foi prejudicado após profissional ser transferida para outra criança

Um menino de 6 anos, diagnosticado com autismo de nível 3 de suporte, está sem frequentar regularmente as aulas na Escola Municipal Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, no bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande, desde o retorno das férias escolares.

Segundo a mãe, que preferiu não se identificar, o filho contava com uma professora auxiliar antes do recesso, mas ela deixou o cargo para assumir uma vaga de concurso público. No primeiro dia de aula após as férias, o aluno recebeu uma nova profissional, que permaneceu apenas um dia. Já na manhã seguinte, essa auxiliar foi transferida para acompanhar outro estudante com autismo de suporte 3 e comportamento agressivo, deixando o menino sem o apoio necessário.

"Ele é uma criança calma, mas não faz nada sozinho. Não pega água, não se desloca sem ajuda. Se quer algo, ele simplesmente sai da sala. Por isso precisa de uma auxiliar o tempo todo", relata a mãe.

Conforme a responsável, a escola informou que já fez o pedido de uma nova professora auxiliar, mas aguarda a contratação por parte da Semed (Secretaria Municipal de Educação). Enquanto isso, o menino passa parte do tempo na sala de recursos, sem acompanhar as aulas com a turma.

A mãe critica como a substituição foi feita. "Os dois precisam de acompanhante. É complicado ter que escolher quem merece mais atenção", afirma.

O caso já havia sido noticiado em março pelo TopMídiaNews, quando o estudante também ficou sem frequentar a escola por falta de profissional de apoio. Na época, a Semed informou que estava em processo de contratação para suprir a demanda.

A reportagem procurou a Semed novamente para verificar quando esse aluno deve receber apoio de uma professora de suporte, mas em resposta a Semed negou que a criança esteja desassistida.

"A Secretaria Municipal de Educação informa que o aluno contou com profissional de apoio até o final do primeiro semestre, quando a servidora deixou o cargo para assumir vaga em concurso público, todavia, o aluno já está sendo assistido pelo profissional de apoio", informou no retorno.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias