PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

30/08/2019 09:08

A+ A-

Oficina cria diretrizes para o futuro da Esplanada Ferroviária

Objetivo do evento é explorar a inteligência coletiva das pessoas de todos os setores da sociedade, visando a elaboração de uma “camada sensível” de desejos e vocações

Acontece nesse sábado, 31, a primeira rodada da Oficina Cocriação de Diretrizes. Esta metodologia de referências contemporâneas e é uma espécie de roteiro prático para ser aplicado em contextos onde o uso de uma área de interesse público está sendo discutido.

O objetivo é explorar a inteligência coletiva das pessoas de todos os setores da sociedade, visando a elaboração de uma “camada sensível” de desejos e vocações - dados que se somarão ao programa de requalificação da Esplanada Ferroviária, junto com as demais informações técnicas que serão a base do projeto a ser elaborado e executado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Durante a oficina são utilizadas diferentes ferramentas de aproximação, reconhecimento e percepção do território. Também são realizadas dinâmicas de trabalho coletivo baseadas em cocriação e participação, gerando diretrizes espaciais, de usos e programas e de auto-gestão, além de estratégias de implementação pensadas para curto, médio e longo prazos.

Soma de forças dos setores da sociedade é uma das bases do projeto

Orientado por um planejamento que busca mobilizar uma amostragem de habitantes e/ou usuários(as) em potencial da região, o Laboratório Urbano Efêmero agrega pessoas que representam setores diversos da cidade.

Sob o conceito denominado Hélice Quádrupla, estão os grupos: Sociedade Civil, Academia, Iniciativa Privada e Administração Pública. Durante a realização do Laboratório, as dinâmicas aplicadas nas atividades permitem que esses grupos articulem-se entre si de modo a pensar em uma possível continuidade para os arranjos ali formados. Na prática, isso se traduz em distintas perspectivas contribuindo para o debate sobre o uso dos espaços.

Nos sábados dias 31 de Agosto, 07, 14 e 21 de Setembro, sempre a partir das 9h, a oficina inicia com uma exploração do terreno e edificações do Complexo e segue para uma etapa de cocriação e identificação de padrões, que serão a base para as diretrizes.

Sobre

Oficina Cocriação de Diretrizes Laboratório Urbano Efêmero de Campo Grande

Data: oficina nos dias 31 de agosto, 7, 14 e 21 de setembro, a partir das 9h, laboratório de 19 de agosto a 23 de setembro de 2019

Local: Esplanada Ferroviária

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024