A Santa Casa respondeu apelo público, feito por um projeto da UFMS, e agendou cirurgia do menino João Miguel para 7 de dezembro deste ano, em Campo Grande. A troca da cânula do equipamento de traqueostomia está em atraso de seis meses.
A denúncia foi do ''Projeto Respira'', da UFMS, que atende o menino desde muito cedo. Na reclamação, uma integrante do projeto observou que a cânula, que estava em falta no SUS, chegou a ser doada pela família ao hospital, mas a cirurgia ficou pendente.
Em nota, o hospital reconheceu atraso e lamentou a situação do paciente, mas atribui o problema à alta demanda de pacientes. Também destacou que, apesar dos problemas do menino, trata-se de um procedimento eletivo e existe uma fila.
João Miguel precisa de trocar cânula de traqueostomia. (Foto: Facebook Projeto Respira)
No entanto, a Santa Casa respondeu que a equipe médica entende a necessidade do paciente e vai fazer a troca da cânula, em 7 de dezembro. O hospital observou, no entanto, que João Miguel faz acompanhamento ambulatorial na unidade, sendo que o último retorno, foi no final do primeiro semestre deste ano.
Para entender o drama de João Miguel e do apelo do Projeto Respira, clique aqui