O projeto social 'Sal da Terra e Luz do Mundo', de responsabilidade do Ministério Pentecostal Glória e Fogo, localizado na Rua Prímula, nº 400, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, enfrenta dificuldades relacionadas ao descarte inadequado de lixo nas proximidades, o que tem prejudicado as atividades voltadas para crianças e jovens da comunidade.
Segundo Raphael Rian Antunes Lopes, de 24 anos, que é um dos colaboradores do projeto, a área ao redor é usada como depósito de resíduos, incluindo pneus velhos, sofás e eletrodomésticos. A situação piora quando a água da chuva acumula, criando focos de risco para a saúde pública, como a proliferação de escorpiões e ratazanas.
O projeto tem como objetivo proporcionar um contraturno escolar para as crianças de 5 a 15 anos, com atividades que incluem brincadeiras, apoio nas tarefas escolares, almoço e lanche. Entretanto, os moradores continuam jogando lixo nas redondezas, prejudicando não só o ambiente, mas também o trabalho desenvolvido com os acolhidos pela ação social.
A Prefeitura de Campo Grande limpou a área antes do Carnaval, mas já está tudo tomado pelo descarte irregular novamente. "Mesmo com a limpeza feita pela prefeitura antes do Carnaval, a situação não melhorou muito. O lixo voltou rapidamente", afirmou Raphael.
Por causa disso, durante uma semana, o projeto foi interrompido devido à presença de ratos e outros animais no local.
A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Campo Grande, mas não obteve resposta.
Veja: