Moradores da Rua Razuk Jorge com a Michel Calarge, no Bairro Colibri I, estão indignados por que o local está sendo usado para descarte irregular de lixo. O local fica próximo de um córrego e de uma área de comodato, em Campo Grande.
Segundo a denúncia de um morador, há uma grande quantidade de lixo, jogado por caçambeiros e também por pessoas da própria região.
No local há muito entulho, madeiras, restos de móveis velhos e até animais mortos são jogados ali.
“Tem dia que o mau cheiro aqui é insuportável. Aqui eles jogam de tudo e infelizmente a gente sofre com isso. Falta consciência paras essas pessoas”, disse o morador.
O espaço onde é descartado o lixo, fica próximo às residências e isso preocupa os populares, pois animais peçonhentos começaram a aparecer pela região.
“Desde quando começaram a jogar lixo aqui, também aumentou a quantidades de baratas, ratos e até escorpiões que tem aparecido nas casas dos moradores”, disse o denunciante.
Diante da situação, os populares pedem que a prefeitura tome uma providência, encaminhe uma equipe para limpar o local e notificar as pessoas que estão descartando lixos de forma irregular na região.
Reportagem entrou em contato com a prefeitura, que informou que '" descarte irregular de resíduos em vias públicas configura crime ambiental, portanto, deve ser denunciado. Destacamos que nos casos onde o cidadão presenciar rotineiramente o descarte irregular de resíduos em terrenos baldios ou nas vias públicas, que efetue de imediato a denúncia à Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana via telefone 153 para que o autor seja flagrado realizando o descarte".
"Já nos casos em que se configura a má conservação dos terrenos baldios onde foram descartados indevidamente os resíduos as denúncias devem ser direcionadas à Semadur através da Central 156. Penalidade - O cidadão que for flagrado realizando o descarte irregular de resíduos pelas forças de segurança pública responderá por crime ambiental e caso flagrado por um auditor fiscal da Semadur será Autuado, via processo administrativo, de acordo com o Código de Polícia Administrativa, Lei 2909/92, do município de Campo Grande. A multa neste caso varia entre R$ 2.944,50 a 11.778,00. A Semadur informa que será encaminhada fiscalização no local para buscar a identificação do(s) infrator(es) e autuação, caso seja possível. Reforçando mais uma vez a importância da denúncia no ato da infração".