Em Campo Grande, o dia 18 de janeiro, passará a ser comemorado o “Dia do Krav Maga”, que é um sistema de defesa pessoal criado em Israel em 1940. A homenagem a modalidade está na lei 6.875, sancionada pela prefeita Adriane Lopes (Patriota), nesta terça-feira (21).
A lei institui o no Município de Campo Grande-MS o “Dia do Krav Maga”, e as comemorações decorrentes deste dia farão parte do calendário de atividades escolares, culturais, turísticas e sociais do município.
As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de dotação
orçamentária específica, suplementadas, se necessário.
Conforme o Diogrande, o Poder Executivo regulamentará a presente lei no que couber.
O que é o Krav Maga
Krav Magá é um sistema de defesa pessoal que foi criado em Israel por Imi Lichtenfeld, nos anos de 1940, que envolve técnicas de luta, tendo como filosofia a neutralização de ameaças, manobras de defesa e de agresão, ataque simultâneos.
Em hebraico, o nome significa "combate corpo a corpo", pois Krav significa "combate" e Maga significa "contato" ou "toque".
Todos os golpes são permitidos e treinados de forma a ultrapassar a todo e qualquer tipo de situação de violência da maneira mais rápida e
eficazmente possível. Homens e mulheres recebem o mesmo treinamento.
Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate.
No Brasil, o Krav Maga, foi liderado e organizado pelo Mestre
Kobi, tem se tornado uma referência mundial.
Em 1978, Imi Lichtenfeld fundou a Associação Isralense de Krav Magá (IKMA) junto com os seus mais experientes alunos, entre eles o mestre Kobi Lichtenstein, que em 18 de Janeiro de 1990, chegou ao Brasil, com o objetivo de introduzir o Krav Magá na América do Sul.
A Câmara Federal também aprovou projeto e posteriormente fora sancionado pelo Executivo. E em 18 de janeiro é o Dia Nacional do Krav Maga no Brasil.