Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Campo Grande

Dúvidas sobre o que pode ou não funcionar aos finais de semana em Campo Grande? Confira aqui

18 julho 2020 - 09h05Por Nathalia Pelzl

Com o decreto que determina o fechamento das atividades não essenciais durante os próximos dois finais de semana e o toque de recolher das 20h às 5h, muitas ainda são as dúvidas dos campo-grandenses sobre o que pode ou não funcionar.

E, pensando nisso, organizamos uma lista para facilitar para você leitor.

Posso ir à igreja?

Em Mato Grosso do Sul e Campo Grande as igrejas são consideradas como serviços essencias, sendo assim, está liberado o funcionamento, desde que, seja cumprido o toque de recolher, que vale das 20h às 5h.

Durante live, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) recomendou que as pessoas façam suas orações e estudos preferencialmente de casa e acompanhem celebrações pela internet, no entanto, não se trata de uma determinação.

Posso ir à academia ou caminhar aos finais de semana?

Até o dia 31 de julho, as academias não possuem permissão para funcionar aos finais de semana. Também durante live no Facebook, o prefeito pediu a colaboração dos donos de academias e pessoas que possuem o hábito de sair para caminhar.

“Segunda, terça, quarta, quinta e sexta pode funcionar das 5 às 20h, sábado e domingo, a gente pede pra vocês, por favor, academias de ginástica, não abram aos finais de semana. Tenho certeza que as academias vão ser parceiras da nossa cidade”, destacou o prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante live nas redes sociais.

“Fim de semana posso sair para caminhar? É o livre arbítrio, se vai fazer caminhada no domingo ou no sábado, por favor, nós recomendamos que não faça, são apenas 2 finais de semana. Ah, Marquinhos se eu quiser ir? Vai, leve sua máscara e tenta reduzir o máximo prejuízo que você pode ocasionar para nossa cidade e para sua casa”, complementou.

Posso abrir pet shop?

Caso o local tenha clínica veterinária sim. Já que essa atividade é considerada essencial. “Podem atender sim, de segunda a sexta, no sábado desde que tenha a clínica veterinária dentro pode funcionar”, garantiu o prefeito.

Posso levar meu carro no lava-jato?

Os lava-jatos poderão funcionar nos finais de semana através do sistema de delivery. Representantes do setor argumentaram que o serviço é essencial por fazer a higienização dos veículos contra o novo coronavírus.

“Pode funcionar de segundo a sexta, das 5h às 17h. Aos sábados? No sistema delivery, busca e devolve o veículo”, explicou o prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante live nas redes sociais.

Ônibus pode funcionar aos finais de semana?  

Os ônibus também vão funcionar em regime especial no período de 18 a 31 de julho.

De segunda a sexta-feira, as linhas ofertadas permanecem sem alteração, mas os horários poderão ser alterados de acordo com a demanda.

Já a partir das 21h, entram em operação as “linhas dinâmicas”, que transportarão apenas clientes previamente cadastrados com ponto de integração na praça Ary Coelho (Peg fácil da 13 de maio e Peg Facil da Avenida Afonso Pena). Nestes casos, os horários de partida serão: 21h15 e 22h30.

Como funciona a linha dinâmica?

Conforme informe do Consórcio Guaicurus, o cliente deverá se cadastrar informando seus dados pessoais, bem como o ponto de ônibus em que deseja embarcar/desembarcar. Assim, as linhas serão personalizadas para atender a essa demanda.

O cadastro deve ser realizado através do SAC do consórcio Guaicurus, através do telefone 3316-6600, das 8h às 17h, inclusive sábados e domingos.

Sábados e domingos

Chamada de Operação Covid-19, 11 linhas vão funcionar até as 21h20, somente transportando funcionários de serviços essenciais, que deverão se identificar através de crachá funcional, carteira profissional ou declaração da empresa, que poderá ser exigida pelo motorista, pela fiscalização ou pela Guarda Municipal.

Como fica o setor de construção civil, bares, lanches e refeições, restaurantes, buffets?

A Prefeitura liberou a atividade econômica da construção civil para funcionar neste sábado e domingo, em Campo Grande.

Decreto foi publicado no Diário Oficial na tarde desta sexta-feira (17)  trouxe alterações em relação ao penúltimo. Os serviços de bares, lanches e refeições, restaurantes, buffets e estabelecimentos similares também podem funcionar, mas só na modalidade drive-thru. 

No drive-thru, explica a prefeitura, o cliente vai até o estabelecimento, faz o pedido e aguarda o preparo dentro do carro. Depois de pronto ele leva o alimento para casa e evita aglomerações. 

Outros

Supermercados, hipermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros (incluindo as bancas de feiras livres), quitandas, padarias e centros de abastecimento de alimentos, poderão funcionar. A exceção serão as farmácias que abrirão conforme o horário fixado no alvará de funcionamento. Será mantido o auto atendimento nos bancos, lotéricas e agências bancárias, que poderão funcionar apenas para o pagamento do auxilio emergencial.

Ainda com dúvidas? Clique aqui.