Os profissionais da enfermagem da Santa Casa entram no segundo dia de greve, nesta quinta-feira (29), pela revisão do acordo coletivo e reajuste salarial. Toda expectativa da categoria está voltada na participação do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região que, às 16h, mediará reunião de negociação entre o sindicato dos trabalhadores e representantes da Santa Casa.
Até o momento, sem respostas ou qualquer previsão para o reajuste salarial, a categoria continua em movimento grevista no saguão principal do hospital, a partir das 7h.
Segundo o presidente do SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul), Enfermeiro Lázaro Santana, a categoria está com as atenções voltadas para a reunião desta tarde, que acontecerá no TRT. "Os profissionais têm muita expectativa de que a mediação da negociação seja positiva, afinal, o judiciário tem conhecimento das dificuldades da Enfermagem e podem sensibilizar os patronais para concederem o reajuste reivindicado pela categoria", destaca.
Multa
A Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul, por meio do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, publicou na terça-feira (27) liminar favorável a proibição do movimento grevista promovido pelo SIEMS com multa de R$ 100 mil por dia de greve, caso sigam com o movimento na Santa Casa.
“Desse modo, diante da decisão do STF e da pendência de audiência de mediação para discutir os termos da CCT 2022/2023, qualquer movimento tendente a paralisar as atividades para defesa do piso salarial se caracterizaria como abusivo”, consta na decisão.