Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Campo Grande

Escritor lança livro sobre sexualidade a partir de referências do filósofo Michel Foucault

Evento acontece, no sábado (12), às 19h30, no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande

11 novembro 2016 - 15h00Por Thiago de Souza

O escritor Miguel Gomes Filho, lança, nesse sábado (12), às 19h30, no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande, o livro (Homo) Sexualidades e Foucault - Para o Cuidado de Si Mesmo.

Gomes Filho é doutor e mestre pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e utiliza no livro o referencial teórico metodológico do filósofo francês, Michel Foucault, para investigar os discursos de verdade sobre (homo) sexualidade. 

A obra, segundo o coordenador da Cátedra Unesco/UFGD "Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras", Losandro Antonio Tedeschi, "apresenta as possibilidades da constituição da sexualidade como forma de manifestação de desejos, modos de vida e estética da existência, e ainda analisa o contraponto entre normalização e espaços de liberdades existentes na práticas de si''. 

Miguel abre o livro com o tema Entrelaçando Gênero e Sexualidade, onde vai falar sobre a dominação masculina e a heteronormatividade: violência sexista e homofóbica. 

Nas palavras de  Losandro  Tedeschi , prefaciador da obra, "Miguel ao questionar sobre o padrão de subjetividade produzido pelos saberes-poderes, toma em mãos a análise crítica do mundo que foi empreendida por Foucault, como uma tarefa filosófica desconstrutiva, ''levando-nos a pensar na grande pergunta da humanidade 'Quem somos nós?''.

O autor

Miguel Gomes Filho é natural de Fátima do Sul, graduado em filosofia pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco ) em Campo Grande,  e especialista em Prática Docente no Ensino Superior e uso das Tecnologias pela UNAES (Campo Grande). É também especialista em Filosofia Clínica pela Faculdade Padre João Bagozzi (Curitiba) e Instituto Packter  (Porto Alegre).  Filho atuou na educação básica na rede estadual de ensino e por mais de dez anos no ensino superior  privado em MS. 

 

* Matéria editada às 09h03 de 11/11/16 para correção de informações