sexta, 11 de julho de 2025

Busca

sexta, 11 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

13/12/2019 16:40

Família realiza feirinha em pracinha para homenagear patriarca falecido

Ceguinho deixou 10 filhos, 26 netos e 20 bisnetos.

Dar a vida praça que carrega o nome do patriarca da família Alencar é o principal objetivo dos familiares de Seo Alencar, conhecido especialmente pelo apelido de ‘Ceguinho’, que deixou saudades em Campo Grande. A família realiza a Feirinha Multicultural na praça do Ceguinho, no próximo sábado (14), das 16 ás 22 horas.

Ceguinho deixou 10 filhos, 26 netos e 20 bisnetos. Muitos deles atuam na linha de frente do empreendedorismo. Seus descendentes sentiram a necessidade de fazer o resgate não só histórico da memória de Ceguinho como também, a utilização do Espaço Público para realizarmos uma feirinha de artes, artesanato, música, poesia, brincadeiras de crianças e gastronomia.

A Feirinha terá mais de 30 expositores, de vários segmentos no evento.

História de Vida

 Vergnaud Arnaldo de Alencar, mais conhecido como “Ceguinho” foi um grande empreendedor do seu tempo, entre os anos 1940 e 1980.

Sua chegada em Campo Grande ocorreu no final do ano de 1947, tendo em vista o franco desenvolvimento desta importante cidade no cenário mato-grossense, com suas habilidades para o comércio, construção civil e ramo imobiliário.

Destacamos a conjuntura daqueles tempos, em que ele ter vivido em uma época de grande movimentação e desenvolvimento da história social e econômica de Campo Grande, onde se estabeleceu e constituiu um grande número de amigos, figuras ilustres e anônimos concidadãos, que o reconheceram nele como um personagem ímpar de nossa sociedade: entusiasmado, relutante, desbravador, empreendedor, poeta e determinado a realizar sempre, apesar de sua deficiência visual.

Fica na memória dos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo em vida como um grande predestinado, humanista e um grande acolhedor principalmente dos desafortunados da sorte e imigrantes que aqui chegavam vindos de trem de todas as partes do estado e de outros países.

Seu Alencar, o “Ceguinho” como passa a ser identificado por alguns, não levava em conta a vida pregressa e de trabalho de seus fregueses e inquilinos, financiando a construção ou alugando casas e apartamentos tipicamente populares a preços módicos e sem fiador, exigindo apenas o adiantamento dos aluguéis. Para tanto, iniciou aqui suas atividades de construtor ainda na Vila Planalto e adjacências, onde teve oportunidade de construir e alugar diversos imóveis localizados entre as Ruas Apulcro Brasil e General Câmara.  Logo, estabeleceu um comércio de tecidos e fábrica de ladrilhos, no bairro Amambaí, na esquina das Ruas I-Juca Pirama e Saldanha Marinho, em frente ao Colégio Estadual Campo-grandense. Neste bairro adquiriu terreno e construiu o Edifício “Dona Santa”, prédio residencial e comercial de três andares, conhecido e popular na região a partir dos anos 1960.

De sua capacidade para os negócios, estabelece ainda, nos anos 1950, em sociedade uma loja de móveis e eletros-domésticos na Avenida Calógeras, nas proximidades da estação ferroviária de Campo Grande. Por ali era o trajeto natural de pessoas vindas do estado de São Paulo, do Paraguai, da Bolívia e do interior do Mato Grosso, principalmente das fazendas e estâncias do Pantanal. Por sua astúcia, ali era um ponto estratégico de comércio para aqueles que viessem à cidade adquirirem seus utensílios e em busca de moradia.

Destacamos ainda, que foi um dos primeiros comerciantes a oferecer o sistema de crediário aos seus clientes, daí o nome de sua loja “A Crediária Mixta”. Muitos imigrantes e filhos de seus inquilinos puderam ter uma oportunidade de trabalhar junto aos seus diversos empreendimentos. Não eram poucos, pois o grande acervo patrimonial construído durante os seus quarenta anos radicados em Campo Grande permitiu várias gerações de pessoas trabalharem e participar deste desenvolvimento, principalmente no Bairro Amambaí e Vila Independência.

No espaço, onde se localiza a Praça Vergnaud Arnaldo de Alencar, entre as ruas Vasconcelos Fernandes e Dr. Arlindo de Andrade, ele não somente residiu como construiu diversos edifícios que perduram até o presente momento nas mãos de seus descendentes.

 

 

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias