Famílias atingidas pelo rompimento de barragem do Condomínio Nasa Park, na quarta-feira passada (21), receberão reforço de ônibus escolares de Campo Grande. Trata-se de uma ação emergencial tomada após reunião com os moradores que estão com crianças há uma semana impossibilitadas de irem à escola.
A medida foi tomada nesta segunda-feira (26), em reunião com membros do Ministério Público Estadual (MPMS), representantes da CCR MS Via (que administra a BR-163), da Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande e representantes das famílias atingidas.
A reunião definiu ações emergenciais e discutiu soluções para garantir mobilidade, transporte escolar e apoio às famílias atingidas, dando continuidade às discussões realizadas nas reuniões da última sexta-feira (23) e sábado (24).
O encontro foi conduzido pelo Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, que destacou a importância de ações coordenadas para mitigar os impactos na região. Durante a reunião, a CCR MS Via informou que está realizando obras emergenciais na BR-163 e se comprometeu a viabilizar a passagem dos veículos escolares em horários específicos.
Já a Semed anunciou que aumentou a frota de veículos para atender o transporte escolar das crianças afetadas, garantindo o atendimento educacional especializado. Além disso, foram discutidas medidas para melhorar a mobilidade dos moradores da região afetada.
O MPMS, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Bandeirantes, encaminhará ofício à CCR MS Via para o credenciamento dos veículos dos moradores. A reunião foi concluída com o compromisso das partes em continuar monitorando as ações discutidas, visando minimizar os transtornos para a comunidade afetada.
Crianças ficam sem escola
Crianças moradoras da região onde a barragem da Nasa Park estourou, estão impossibilitadas de irem à escola desde quarta-feira (21) e seguiam sem previsão de retornar, segundo os pais.
Com o rompimento da barragem, além de casas, serem atingidas, parte da BR-163, no km 500 entre Campo Grande e Jaraguari, ficou danificada, congestionando o tráfego por quilômetros.
Lidando com todo o susto e angústia de ver casas de familiares, vizinhos e amigos destruídas pela enxurrada, o servidor público João Paulo, 41 anos, explica que as crianças também saíram prejudicadas, pois não conseguem ir à escola.
"Hoje não foram e não tem previsão de retornar. Com a rodovia interditada, trânsito congestionado, a van não consegue chegar até aqui e levá-los", explica o pai.
Rompimento da barragem
A administração da Nasa Park emitiu uma nota lamentando o incidente que resultou no rompimento de parte de uma barragem, na manhã da última terça-feira (20), na BR-163, entre Campo Grande e Jaraguari.
A empresa informou que está colaborando integralmente para garantir todas as medidas necessárias e a prioridade é oferecer todo o suporte e trabalhar para resolver a situação com a maior agilidade possível.
O documento diz, ainda, que engenheiros estão realizando um estudo detalhado para determinar as causas do rompimento e propor medidas corretivas.
Confira a nota na íntegra:
A administração do NASA Park lamenta profundamente o ocorrido na data de hoje, 20 de agosto de 2024, que resultou no rompimento de uma parte da estrutura do parque.
Imediatamente após o fato, as autoridades competentes foram acionadas e estamos colaborando integralmente para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas.
Nossa prioridade é oferecer todo o suporte necessário e trabalhar para resolver a situação com a maior agilidade possível.
Engenheiros especializados já estão realizando um estudo detalhado para determinar as causas do rompimento e propor as medidas corretivas.
É importante destacar que o NASA Park opera em conformidade com todas as normas e regulamentos vigentes. Ao ser concebido, o projeto teve manifestações favoráveis do IMASUL, incluindo o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros e os certificados ambientais devidamente validados.
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança de nossos moradores, visitantes e colaboradores.
Nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais.