O furto de fiação na região de Nova Lima tem tirado o sossego dos moradores e colocado em risco a vida de motociclistas que quase são degolados com fios pendurados na Rua Henrique Barbosa Martins, em Campo Grande.
Cansado de se deparar com ladrões pendurados em postes para levar os fios de internet, o funcionário público Fábio Magno da Costa Nunes, 38 anos, filmou a situação e pediu apoio da Energisa depois de presenciar um motociclista se enroscar nos fios soltos pela rua.
"A criminalidade está alta no bairro; os usuários estão levando a fiação e, o que não conseguem levar, deixam jogado na rua. Um motociclista não chegou a cair, mas esgarranchou o pescoço e quase foi degolado na esquina da Rua Francisco Pereira Coutinho. A gente pede manutenção, mas ninguém vem", desabafa.
Segundo o morador, há uma semana há fios pendurados e jogados pela calçada.
"Eles sobem no poste e vão levando os fios. Não sabemos mais o que fazer. Só param quando dão de cara com um morador", comenta.
Sem receber retorno da Energisa, a população não sabe a quem recorrer para recolher os fios e pede mais policiamento na região.
"A polícia se dedica mais ao tráfico aqui, mas para outros casos o policiamento está bem fraco", opina.
A reportagem entrou em contato com a Energisa para verificar quem é responsável pelo recolhimento dos fios soltos em via pública e aguarda retorno.
Em resposta, a Energisa informou que a responsabilidade é das empresas de telefonia e de internet. "A Energisa vai notificar essas empresas para que elas tomem as providências. Caso não seja feito, a Energisa recolhe os ativos", responde.