Funcionários lotados na Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher, a Semu, exigem controle de qualidade no almoço servido a eles, em Campo Grande. Os trabalhadores, que atuam na Casa da Mulher Brasileira, alegam que, muitas vezes, a refeição é imprópria ao consumo.
Conforme denunciado ao TopMídiaNews, a reclamação vem de funcionários do Proinc. Em um dos episódios, um reclamante lembrou de uma refeição com macarrão à bolonhesa, purê, frango assado, arroz ao molho vermelho, farofa e feijão preto. Além disso, tinha salada e doce de banana.
Porém, lamentou o trabalhador, apesar do cardápio diversificado, o purê e o arroz estavam com gosto de azedume. Ele suspeita que reaproveitaram o arroz e o feijão do dia anterior.
''... de forma que misturaram ambos, com a finalidade de que quem os consumisse não percebesse, com o agravante de não estarem aptos para devido consumo'', escreveu o denunciante.
O profissional pede que as questões de vigilância sanitária do local sejam revistas, com controle de qualidade do que se consome.
Entramos em contato com a Semu, no dia 2 de maio, para obter informações sobre o caso. Em nota enviada neste sábado (5), a assessoria informou:
No dia 17/02/2023 houve um episódio de reclamação recebida através do aplicativo de WhatsApp falando sobre a qualidade da alimentação. Este problema foi repassado imediatamente à Funsat, que tomou as providencias necessárias junto ao fornecedor do alimento, indo inclusive a equipe do programa até o local juntamente com o proprietário da empresa contratada e com a nutricionista responsável para a verificação in loco do ocorrido.
Em contato com a responsável pelos marmitex na FUNSAT foi verificado que desde o ocorrido em 17/02/2023, não houve mais reclamações sobre a alimentação dos marmitex.
Todos os beneficiários têm acesso ao grupo de aplicativo de WhatsApp onde são tratadas todas as demandas de alimentação bem como de vale transporte, podendo ser reportado qualquer problema ou reivindicação.
Ressaltamos há um controle rigoroso de qualidade feito pela própria Funsat junto ao fornecedor.
Sobre o atendimento aos 2.178 indivíduos, cadastrados atualmente no Proinc (Programa de Inclusão Social e Profissional), monitorado pela Funsat (Fundação Social do Trabalho), o órgão informa que tem promovido uma comunicação regular com todos os setores de Recursos Humanos das pastas da Prefeitura de Campo Grande.
Um intercâmbio de informações, realizado no sentido de acompanhar a situação de cada um dos beneficiários, quanto a sua experiência laboral, rebecimento correto da alimentação de almoço, bem como a eventual utilização necessária de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), a assistência do vale-transporte ou o pagamento da bolsa-auxílio da iniciativa.
A fundação também reitera que tem feito, em 2023, um ciclo de capacitação profissional com beneficiários, ampliando com eles o canal de diálogo para sugestões, reclamações ou até possíveis denúncias, que devem ser encaminhadas ao departamento de Serviço Social da Funsat. O telefone para contato dessas questões no setor é o (67) 4042-0585 (Ramal 5842) ou o direcionamento também pode ser feito pela Ouvidoria da Funsat no (67) 4042-0585 (Ramal 5844).
* Matéria editada às 12h07 para acréscimo da posição da prefeitura