TJMS AGOSTO 2022
Expo VIP Beleza II
Menu
segunda, 08 de agosto de 2022 Campo Grande/MS
SENAI SUPER BANNER JULHO E AGOSTO 2022
SENAI MOBILE JULHO AGOSTO 2022
SENAI MOBILE JULHO AGOSTO 2022
Campo Grande

Funtrab tem mais de 400 carteiras de trabalho 'esquecidas' de trabalhadores

Essas CTPS foram emitidas entre os anos de 2015 e 2019

02 junho 2022 - 13h32Por Nathalia Pelzl

Cerca de 403 carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) dos sul-mato-grossenses estão esquecidas na Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul). 

Os trabalhadores foram até a sede da Fundação em Campo Grande e solicitaram a emissão dos documentos, mas nunca retornaram para retirá-los.

Essas CTPS foram emitidas entre os anos de 2015 e 2019, período em que foi iniciado o processo de implantação da “Carteira de Trabalho Digital”. 

Após essa data, conforme Resolução do Ministério da Economia, as anotações contratuais passaram a ser registradas apenas em formato digital, podendo ser conferidas pelo aplicativo da “Carteira de Trabalho Digital”.

“A carteira digital substituiu a emissão da carteira física, que era onerosa devido ao uso do papel-moeda, e se tornou vantagem tanto para o trabalhador quanto para o empregador”, afirmou o diretor-presidente da Funtrab, Marcos Derzi.

Embora a CTPS não seja mais emitida no formato impresso, o trabalhador que possui a carteira tradicional deve guardar o documento. Por isso, a Funtrab convoca os trabalhadores para a retirada das carteiras emitidas entre 2015 e 2019. “Por ser um documento como qualquer outro, solicitamos que o trabalhador venha à Fundação para retirar esse a carteira física”, completou o diretor-executivo da Fundação, João Cirilo. 

Segundo a Fundação, somente o próprio titular pode buscar a CTPS. Não é preciso agendar horário, basta comparecer à sede da Funtrab na Rua 13 de maio, 2.773, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, com RG ou outro documento de identificação com foto.