Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Campo Grande

GAV intensifica apoio emocional à pessoa em crise durante a pandemia

GAV visa proporcionar uma rede de apoio que ouve e conforta as pessoas que muitas vezes não têm com quem dividir suas angústias

27 agosto 2021 - 19h00Por Nathalia Pelzl

Muitos são os problemas mentais enfrentados pelos brasileiros, principalmente agora, em meio à pandemia. Algumas pessoas, durante este período, acabaram desenvolvendo depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos, que podem levar até mesmo ao suicídio. 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2017, no mundo, cerca de 800 mil pessoas tiraram a própria vida. 

No Brasil, o óbito por suicídio chegou, em média, há 11 mil por ano, o que equivale a 30 mortes por dia.

Já em Mato Grosso do Sul, tanto entre homens quanto mulheres, as taxas de mortalidade por suicídio estão acima da média nacional. 

O estado está em terceiro lugar no ranking de suicídios. Atualmente, uma das opções disponíveis no Estado de MS é o serviço de apoio emocional prestado gratuitamente pelo Grupo Amor Vida (GAV). 

O serviço é prestado por voluntários atendentes, de forma anônima e com garantia de sigilo e de que a pessoa ali ouvida não será discriminada, julgada. 

A coordenadora de Comunicação, Cinthia Moralles, destaca que o GAV  é uma associação civil sem fins lucrativos, sem vinculação político-partidária e religiosa, fundada no ano de 2001. 

Ela destaca que o grupo presta um serviço gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio por meio de ligações telefônicas oferecidas para todas as pessoas que queiram e precisam conversar. 

O atendimento é realizado por voluntários não remunerados que passam por um rigoroso curso de formação e treinamento para aprender a ouvir empaticamente. 

No entanto, o GAV não oferece tratamento ou acompanhamento médico ou psicológico, seu objetivo é proporcionar uma rede de apoio que ouve e conforta as pessoas que muitas vezes não têm com quem dividir suas angústias ou não se sentem à vontade para conversar sobre elas com familiares e amigos próximos. 

Atendimento 

Para a realização dos atendimentos, o GAV disponibiliza uma linha fixa e, recentemente, foram introduzidas duas novas linhas de celulares das operadoras Claro e Vivo com o objetivo de redução de custos das ligações ao atendido, cobrado pelas operadoras de telefonia, bem como uma maior abrangência de atendimentos, inclusive para usuários do interior do Estado.

Nenhuma das linhas possui identificador de chamadas.

As ligações podem ser realizadas de segunda a domingo, das 07:00 às 23:00h, por meio dos telefones:

(67) 3383-4112 (fixo) 
(67) 99266-6560 (Claro)
(67) 99973-8682 (Vivo)

Voluntário 

Para ser um voluntário do GAV basta ser maior de dezoito anos, gozar de relativo equilíbrio emocional e estar disposto a aceitar e amar o próximo incondicionalmente. Os futuros voluntários participam de um curso de formação e período de estágio para estarem aptos a atender. 

Mais informações no site: www.grupoamorvida.ong
Facebook: https://www.facebook.com/grupoamorvida  
instagram:  https://www.instagram.com/grupoamorvida_cg/