A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

25/03/2018 08:42

A+ A-

Guarda Municipal vai contar com ‘tropa de elite’ para atuar em Campo Grande

GPI deve auxiliar reintegrações de posse, fazer rondas ostensivas e operações especiais

A Secretaria Municipal de Segurança Pública regulamentou a atuação do GPI (Grupo de Pronta Intervenção), uma espécie de tropa de elite dentro da Guarda Municipal Civil, treinada para oferecer resposta imediata a situações adversas em Campo Grande. Com uniforme camuflado azul, eles terão acesso a armas letais e não letais.

Segundo o Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), o GPI vai trabalhar auxiliando os órgãos competentes nas ações de reintegração de posse e de áreas invadidas; auxiliar as Gerências Administrativas Regionais no cumprimento das ordens de serviços; e fazer rondas ostensivas e preventivas nos terminais de ônibus, nas praças e nos pontos-base.

A tropa também deve ser acionada para operações conjuntas com órgãos de segurança pública estadual e federal; operações especiais desencadeadas pela Superintendência do Comando da Guarda Civil Municipal; apoiar outros órgãos de segurança pública, no desempenho de missões cujas características exijam táticas e procedimentos especiais; coordenar e comandar os grupos especiais.

Além disso, o Grupo de Pronta Intervenção fica responsável pelo adestramento dos cães da instituição e o emprego dos animais nas operações.

Segundo a assessoria da prefeitura, o GPI não é novo, mas dependia da regulamentação. "É um grupo de aproximadamente 50 servidores da Guarda Civil Municipal que já vêm recebendo treinamentos especializados desde 2015. O que estava faltando para a atuação efetiva deste grupo eram as regras de atuação obedecendo à lei maior, também os elementos constitutivos de logísticas como, por exemplo: uniformes, viaturas, cadeia de comando, etc".

Ainda conforme a prefeitura, "no ano de 2017 este grupo recebeu novas capacitações, novas diretrizes de atuação e tão logo esteja dentro dos padrões legais e atendidas todas as especificações ele poderá atuar em toda região de Campo Grande em apoio as operações das bases já existentes e em outras ações determinadas pela Secretaria Municipal de Segurança - SESDES".

Outras mudanças

As equipes da Guarda Municipal que realizam patrulha ambiental também terão uniforme diferenciado, na cor verde camuflada. Elas são responsáveis por proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do município.

enção fica responsável pelo adestramento dos cães da instituição e o emprego dos animais nas operações.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias