A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

11/11/2016 20:16

A+ A-

Haitianos inauguram associação na Capital para 'acolher irmãos e estreitar relações com o Brasil'

Evento acontece às 17h desse sábado, na Paróquia Divino Espírito Santos, no Rita Vieira

Haitianos que vivem na Capital, inauguram, na tarde deste sábado (12), a primeira associação de Haitianos em Campo Grande, no Bairro Rita Vieira. O espaço foi idealizado há dois anos para dar orientação aos recém chegados e também para troca de experiências culturais.

Os primeiros encontros no espaço, que fica dentro da Paróquia do Divino Espírito Santo, foram usados para aulas de português aos imigrantes. Os haitianos tem duas línguas oficiais, sendo o francês e o Creole. Para Jean Daniel Zephyr, um dos membros da comunidade, a recepção dos compatriotas é muito importante, pois ali acontece as orientações que evitam problemas maiores no novo país. ''Sem conhecer a língua local, eles podem ser alvos de abusos e temos que evitar também que eles sejam marginalizados'',  explica Zephyr.

Os haitianos mais antigos da cidade estão por aqui, em média, há três anos. São entre 80 e 100 na Capital, 500 em Três Lagoas, 100 em Itaquiraí, segundo Zephyr. Amanhã, na inauguração da associação, haverá votação para a escolha da mesa diretora e uma confraternização no final do evento.

Jean diz que a associação foi fruto do 'otimismo e do voluntariado' e afirma também, que o espaço poderá ser usado para apresentação da cultura haitiana aos brasileiros.

Sobre a situação do povo da América Central, Jean diz que eles estão felizes na nova casa, mas que sentem dificuldades por conta do trabalho, que muitas vezes é escasso ou  foge da área de atuação deles.  

O endereço da associação é: Rua Ana Coleta de Góes, 47 – Rita Vieira, na Paróquia Divino Espírito Santo. 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024