Foi realizado nesta quinta-feira (15), no anfiteatro da Faculdade Insted, o lançamento do livro “Uniderp: Sonhos e desafios na construção de um legado educacional na região do Pantanal”, escrito pelos professores, Pedro Chaves dos Santos Filho e Therezinha dos Santos Samways. A obra conta a história da concepção, construção e trajetória do Cesup (Centro de Ensino Superior Plínio Mendes dos Santos) e da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal).
Esse lançamento é um resgate de tudo o que fizemos durante 50 anos na educação. Começamos com educação básica na Mace. Ela foi crescendo e aí criamos curso superiores através do Cesup e depois o transformamos em uma grande universidade que é a Uniderp, uma criação que foi muito importante para a comunidade.
As instituições dos irmãos Pedro Chaves e Therezinha revolucionaram o ensino superior em todo o país e foram fundamentais para alavancar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul em um momento histórico do Estado, a emancipação em 1977.
O Cesup foi inaugurado no dia 25 de fevereiro de 1978 e a sua história está intimamente relacionada à escola MACE (Moderna Associação Campograndense de Ensino), fundada em 1969 pelos irmãos e professores Plínio Mendes dos Santos e Therezinha.
“A escola foi a base que nos permitiu seguir adiante com a ideia de ofertar educação de alta qualidade aos estudantes universitários de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Com o forte crescimento econômico e populacional na década de 1960, entendemos a necessidade de ampliar as ofertas de curso de nível superior, pois muitos alunos precisavam sair de Mato Grosso do Sul para estudar no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná”, explica Therezinha Samways.
O livro detalha todo o processo de elaboração do projeto para a criação do Cesup, as reuniões com o Governo Federal, através do MEC (Ministério da Educação), formação do corpo docente e investimentos em Campo Grande e em cidades do interior onde foram construídos campus e bases de pesquisa, além da criação de cursos que se tornaram referência em todo o Centro-Oeste.
Ao longo de 19 anos, o Cesup realizou um trabalho de excelência na educação superior, marcas dos irmãos Pedro Chaves e Therezinha. Mas, após quase duas décadas, era o momento de um avanço ainda mais revolucionário para a família dos professores e para o Mato Grosso do Sul. No dia 24 de janeiro de 1997, o Cesup dá um enorme passo e se torna Uniderp.
“O Cesup estava consolidado e expandindo para o interior de Mato Grosso do Sul com a construção de blocos e investimentos e o Estado demandava de uma instituição privada capaz de oferecer não apenas cursos de graduação, mas também de mestrado e doutorado. Foi aí que, no início da década de 1990, criamos um grupo de professores e consultores externos para a elaboração de uma proposta com o intuito de transformar o Cesup em universidade. Do ponto de vista técnico e pedagógico, nós atendíamos todos os requisitos”, comenta o Pedro Chaves.
O livro “Uniderp: Sonhos e desafios na construção de um legado educacional na região do Pantanal” reúne ainda depoimentos de professores e colaboradores que atuaram ao longo de décadas em ambas as instituições.