Mato Grosso do Sul agora pode ter mais um motivo para se orgulhar. Isso porque foi realizado na madrugada desta terça-feira (23), o primeiro transplante de fígado realizado no Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande.
O paciente é um idoso, de 60 anos, natural de Ponta Porã, onde fazia acompanhamento na unidade hospitalar há um ano e precisava do transplante devido a uma cirrose hepática. Após a cirurgia, ele saiu lúcido e se comunicou com toda a equipe médica que acompanhava o caso.
O hospital é credenciado no SUS (Sistema Único de Saúde) e aguardava a finalização da parte contratual com a prefeitura do município para a realização dos procedimentos.
Em breve, o idoso deve ser levado da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para um quarto, onde ficará em observação e a alta hospitalar deve acontecer conforme a avaliação dos médicos.
O transplante realizado de forma inédita no Hospital Adventista do Pênfigo é uma enorme conquista para a população de Mato Grosso do Sul que ganha mais um serviço de saúde de excelente qualidade.
A expectativa é que ao menos 60 cirurgias sejam realizadas ao ano na unidade de saúde. Para tanto, é necessário mais do que nunca falar sobre a importância da doação de órgãos para que vidas sejam salvas.