Ana Lucia, 56 anos, denuncia que o padrasto José Urbano Machado, 67 anos, teve um princípio de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e está internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Aero Rancho, em Campo Grande, desde segunda-feira (22).
Moradora do bairro Iracy Coelho, Ana Lucia diz que está cuidando da mãe, de 80 anos, enquanto o padrasto permanece internado, mas que a família almeja a transferência dele o mais rápido possível para uma unidade hospitalar.
“Ele passou mal no domingo. Deu começo de AVC, a pressão está alta desde então. A minha filha está com ele na UPA. Estou cuidando da minha mãe, mas queremos que ele seja transferido porque estamos com medo de acontecer o pior”, disse.
Ela afirma, ainda, que o paciente já está com pedido de tomografia pelos médicos da UPA, e que já foi protocolado pedido na Central de Regulação de Vagas.
“Estão demorando muito para transferir ele. O nosso medo é que ele morra internado na UPA”.
O que diz a Sesau?
Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que o paciente em questão "encontra-se estável na enfermaria da unidade, sendo acompanhado de perto pela equipe médica e de saúde".
"Desde sua chegada, no dia 22, possui pedido para transferência hospitalar, sendo negada por todos os hospitais. Nesta manhã, após reavaliação, foi novamente negado pelos Hospitais Universitário e Regional. Caso não consiga vaga para transferência antes da troca de plantão, será novamente reavaliado e solicitada vaga para atendimento hospitalar", explica.
A Secretaria ainda reforça que, "dentro da unidade de urgência o paciente é acompanhado e medicado e, sempre que há qualquer alteração no quadro clínico, é informado à central de regulação para que seja dada maior celeridade na transferência do paciente".