A Orla Ferroviária, no Centro de Campo Grande, é motivo de medo para quem passa pelo local e isso não é de agora. Uma enquete promovida pelo TopMídiaNews nas redes sociais questionou os leitores: "Tem medo de passar por aqui?", o "sim" ganhou com folga.
A enquete trouxe a pergunta com uma imagem da orla como plano de fundo. O resultado mostrou que 61% dos participantes responderam "sim", uma maioria significativa que diz evitar a região por receio da violência. Apenas 39% relatou que não tem essa preocupação.
Nos comentários da publicação, os leitores relataram um sentimento constante de insegurança. O sentimento predominante nos relatos é de preocupação com a criminalidade, presença de traficantes e consumo aberto de entorpecentes.
Para muitos, a Orla está abandonada pelo Poder Público e dominada por moradores de rua e usuários de drogas. "Tenho medo, sim, até porque ali só tem 'peba'. Não tem como andar em paz em Campo Grande", escreveu um internauta, refletindo o temor de muitos.
"Esconderijo de criminosos"
O local já foi cenário de diversos crimes. O caso mais recente aconteceu em abril deste ano, quando Wilver Sander de Souza, de 30 anos, foi assassinado a tiros na região.
Um lojista da área central, de 40 anos, lamenta a situação. "O centro de Campo Grande hoje é dominado por desocupados, usuários e o tráfico. Uma pena ver todo aquele investimento abandonado, e o pior: tudo bancado com dinheiro público", criticou. Por medo de represálias, ele pediu para não ser identificado.
Morador da região há mais de 30 anos, o empresário lembra que acompanhou todo o processo de construção da Orla, que tinha o objetivo de revitalizar o centro da cidade. "Poderia ser um espaço turístico, bonito, bem aproveitado, mas virou esconderijo de criminosos", afirmou.
O relato é reforçado por outros moradores da área, que denunciam ainda a falta de higiene nas imediações da Orla. "Eles fazem cocô e jogam absorvente usado nas calçadas e portas das casas", disse uma moradora indignada.









