Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Campo Grande

Lançamento de biografia de Nelson Trad reúne e emociona amigos e familiares

Além da trajetória política, obra mostra o lado de pai e esposo dedicado e de humor sagaz

07 dezembro 2018 - 21h02Por Amanda Amaral

Uma das histórias mais emblemáticas, de uma das grandes personalidades de Mato Grosso do Sul está eternizada em páginas de papel que emociona e surpreende quem as lê. O livro ‘Nelson Trad Uma Vida Pra Valer’, de Oscar Ramos Gaspar, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (7), em Campo Grande, e se trata de uma biografia do deputado federal de sobrenome e trajetória fortes.

O livro conta com 270 páginas e conta os vários aspectos do deputado federal, tanto na política quanto em sua vida pessoal. A cerimônia de lançamento aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo e reuniu centenas de admiradores, amigos e a família Trad.

 

Nelson faleceu em 2011 e deixou a esposa Therezinha e cinco filhos, Fátima e Maria Thereza, e três que estão na vida pública: senador eleito Nelsinho Trad, prefeito da Capital Marquinhos Trad e deputado federal Fábio Trad. Todos estavam presentes para prestigiar a homenagem.

“Queria que ele estivesse aqui. Amaria estar recebendo tanto carinho, eu tenho tanta saudade, de tudo, cada detalhe, porque o conheço muito além do homem político. É uma emoção muito grande, tivemos uma história de amor tão linda, coisa de filme”, relembra, com lágrimas nos olhos, a viúva de Trad. 

'Tivemos uma história de amor tão linda', relembra Therezinha. (Foto: Wesley Ortiz)

Os filhos também celebram que a história do pai agora esteja disponível para ser revisitada por quem já o conhecia de perto, e surpreenda quem não. “O livro trata da trajetória de um homem produtivo, fiel a seus princípios e extremamente disposto a colaborar com o estado”, diz Fábio Trad.

Prefeito Marquinhos Trad elogia obra. (Foto: Wesley Ortiz)

“Um povo sem história é um povo sem memória. E a lembrança daqueles que construíram, com princípios e com bons exemplos da cidade em que vivemos, deve ser referência para os mais jovens”, analisa em poesia Marquinhos.

Herdeiro de nome, Nelson Trad Filho, Nelsinho, também mostra-se orgulhoso e agradecido pela homenagem ao pai. “É bastante emocionante, ficamos muito felizes com a forma que foi concebido o livro, é fiel à história. Foram ouvidas muitas pessoas próximas ao meu pai, pessoas que participaram de fatos a seu lado”, diz.

O autor

Oscar Ramos Gaspar é escritor e jornalista, conviveu momentos importantes ao lado de Nelson Trad e levou dois anos de pesquisa para narrar parte da vida do político. Nesse período, surgiram surpresas e aumentou a admiração do autor pelo protagonista da história real.

“Foram mais de 70 entrevistas, em diversas cidades, com amigos, grandes intelectuais de Brasília. Notei que o que se sobressai em Trad é sua política consciente, seu perfil de pai de família comprometido e generoso, uma figura humana ímpar e de humor sagaz”, conta. 

Livro

O livro conta diversos episódios marcantes na atuação política de Trad, também advogado e professor. O dinheiro com a arrecadação dos livros será doado para instituições que desenvolvem ações defendidas pelo finado deputado federal. As instituições beneficiadas serão o Los Angeles Futebol Clube; escolinha de futebol para crianças carentes, Sirpha – Lar dos Idosos e Cotolengo Sul-Mato-Grossense.