Cássia Elena, 41 anos, do lar, organiza uma rifa de um carneiro para arrecadar recursos e comprar um para-pódio, equipamento essencial para que seu filho, Ryan, possa ficar em pé e evitar o avanço de uma escoliose que pode levá-lo à cirurgia.
Ryan nasceu prematuro, após complicações no parto, e desde então enfrenta uma série de desafios de saúde, como paralisia cerebral grave, síndrome de West, microcefalia e hidrocefalia. Ele não anda, não fala, não enxerga e depende 100% da mãe para todas as atividades diárias.
“Ryan começou a desenvolver escoliose. Se ele puder ficar em pé, dá pra adiar bastante uma cirurgia, que seria muito arriscada pra ele”, contou Cássia.
Atualmente, ela não consegue trabalhar, pois dedica o dia inteiro ao filho e o acompanha diariamente para tratamento em Dourados, de segunda a sábado. Para complementar a renda, faz e vende velas artesanais, mas o valor não cobre os custos do equipamento, que pode ultrapassar R$ 4 mil.
“O pai dele não participa. Paga pensão porque é obrigado, mas nunca procurou saber do filho. Então, tudo é comigo. A rifa é a forma que encontrei de tentar dar qualidade de vida pro Ryan.”
O para-pódio é ajustável e pode acompanhar o crescimento do menino até a vida adulta, evitando que seja necessário comprar um novo a cada ano.
Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelas redes sociais de Cássia, onde compartilha o dia a dia do filho e a evolução do tratamento. Para comprar o para-pódio, a família e amigos estão realizando uma ação social que sorteará um carneiro. O telefone para contato é (67) 9 9964-5781.
“A gente se apega a cada pequena esperança. Se tem uma chance de melhorar, eu vou atrás”, finaliza a mãe.
Entramos em contato com a prefeitura de Itaporã, cidade onde Ryan e a mãe residem e não tivemos resposta até o fechamento.









