O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) segue empilhando conclusões de promessas feitas durante sua campanha política ainda em 2020, quando concorreu a reeleição do cargo de chefe do executivo municipal.
Um levantamento feito pelo G1 nacional, nesta semana, apontou que o prefeito conquistou bons índices ao entrar no tema de promessas concluídas.
Por isso, a reportagem destaca quais foram essas promessas que ganharam destaque entra a população neste primeiro ano do segundo mandato em sequência de Trad.
No que diz respeito a área administrativa, Marquinhos conseguiu implantar o 'Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação'. Mas do que se trata? O projeto serve para que o centro consiga desenvolver pesquisas tecnológicas em parceria com instituições públicas e privadas.
Um dos pontos positivos deste centro é que após os estudos foi possível criar o centro de testagem da covid-19 em parceria com a UCBD (Universidade Católica Dom Bosco), permitindo que houvesse uma atenção primária nos testes realizados por meio de sistema de monitoramento.
Além disso, houve a criação do portal 'Descubra CG', o desenvolvimento do portal da Defesa Civil, criação de indicadores sobre a vacinação contra a covid-19 e criação de painel com indicadores de violência contra a mulher. Ao todo, ele completou 56% das metas estabelecidas na campanha eleitoral.
Educação e cultura
Marquinhos Trad conseguiu neste segundo mandato criar um calendário municipal de eventos da cultura. Nele, a promessa do objetivo é potencializar o setor cultural de Campo Grande.
Essa promessa foi feita nas redes sociais do prefeito no ano retrasado.
O calendário segue a disposição dos moradores justamente no portal Descubra CG.
Infraestrutura
A população anseia por melhoria da infraestrutura e esse é um dos pontos mais comentados. Nele, o prefeito Marquinhos Trad conseguiu emplacar pelo menos duas promessas de campanha neste primeiro ano, mesmo com a existência da pandemia da covid-19.
A primeira é que redutores de velocidades e placas de sinalização foram instaladas na Avenida Guia Lopes. Consta no plano do prefeito que o objetivo é melhorar a principal via de acesso do distrito de Rochedinho.
Outra situação concretizada pelo prefeito foi a criação de um Centro de Controle de Inundação.
O prefeito diz que vai implementar o uso de ferramentas tecnológicas de monitoramento de inundações, com bancos de dados específicos e simulação matemática para subsidiar ações preventivas. A promessa prevê ainda um Centro de Controle de Inundação para suporte à decisão sobre a rede de drenagem de águas pluviais urbanas e ações semelhantes.
Saúde
O prefeito de Campo Grande conseguiu ampliar o horário de funcionamento das unidades de saúde, permitindo que a população tenha uma oferta maior de atendimento quando necessário no período noturno. A previsão é que as unidades atendam até às 22h.
Um centro de especialidades odontológicas também esteve no projeto e foi concluído por Trad. Nele, Além de construir o novo centro, o projeto do prefeito prevê ainda na área odontológica: aumentar a cobertura das equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família e modernizar a frota do odontomóvel.
Turismo
Por fim, o turismo do distrito de Rochedinho ganhou uma alternativa após a prefeitura de Campo Grande conseguir criar uma rota ciclística que deve ter pelo menos 30 quilômetros e servirá como um dos instrumentos para potencializar a região.