O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar as providências adotadas pelos órgãos responsáveis em relação à segurança da Barragem APA do Lajeado. A barragem é essencial para o abastecimento de água em Campo Grande.
A medida busca garantir a regularização da estrutura e o cumprimento das normas ambientais e de segurança. Em 2020, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) classificou a barragem como de Dano Potencial Associado (DPA) Alto e Categoria de Risco (CRI) Baixo.
O laudo técnico apontou anomalias como vegetação alta, formigueiros, cupinzeiros, infiltração nos extravasores e assoreamento do reservatório. Em 2024, uma nova vistoria reforçou a necessidade de adequações.
O MPMS determinou que a concessionária Águas Guariroba apresente, em até 365 dias, o Plano de Segurança da Barragem e o Plano de Ação de Emergência.
A Barragem APA do Lajeado, em operação desde 1960, tem capacidade para 2,5 milhões de metros cúbicos de água e atualmente acumula pouco mais de 1 milhão de m³. A estrutura é uma das barragens para abastecimento da população de Campo Grande.