A Missa Campal para celebrar o dia do padroeiro de Campo Grande, Santo Antônio de Pádua reuniu mais de 2 mil fiéis em Campo Grande. Eles saíram em procissão pelas ruas do centro nessa segunda-feira (13) até a Praça do Rádio onde o Padre Wagner Souza ministrou uma celebração.
O último dia da tradicional festa junina da cidade foi realizada pela Prefeitura de Campo Grande.
Durante a missal o Pároco da Catedral de Santo Antônio lembrou que há 110 anos a Paróquia do Santo Padroeiro está construída na Av. Calógeras.
“Quanta coisa Santo Antônio permitiu e abençoou para que nós, pudéssemos chegar hoje aqui nessa festa tão bonita. Não temos nada a pedir, só agradecer”, celebra Souza.
Dona Marlene Soares, 72 anos, lamenta por estar doente e não ter ido aos primeiros dias festivos, porém mesmo enferma fez questão de estar presente no encerramento com a missa de Santo Antônio, para pedir mais uma vez que ele interceda com suas bênçãos.
“Sou devota há 40 anos e estou com a saúde debilitada senão estava na procissão”. Marlene conta que uma de suas graças alcançadas tem a ver com a tradição do bolo ofertado. “Pedi pelo casamento da minha filha há dez anos atrás, quando ela começou a namorar, entreguei o bolo para ela e lá estava a aliança, e no mesmo ano ela casou”, exalta Soares.
A prefeita Adriane Lopes (Patriota) agradeceu a presença de todos e comentou sobre um novo tempo para servir a população campo-grandense. “Estamos diante de um novo tempo sem distinção de credo, de raça e de cor, somos servos. Estamos orando e clamando sobre a bandeira da nossa cidade, que Campo Grande será a Capital das famílias mais abençoadas da terra”, afirma a prefeita.
Durante os quatro dias do Arraial, a Paróquia de Santo Antônio promoveu a procissão, onde os fieis levaram a imagem do santo até a Praça do Rádio. Com a realização do evento no centro, neste ano o percurso teve início na Igreja e seguiu pela Rua Sete de Setembro, Rua 14 de Julho por duas quadras até a Avenida Afonso Pena, com destino à Praça. Equipes da Agetran e da Guarda Civil Metropolitana garantiram a organização e segurança das pessoas que participaram do ato de celebração.
Em 13 de junho é celebrado o Dia de Santo Antônio, que se tornou padroeiro da cidade de Campo Grande por meio da Lei nº 3.901 de 29 de outubro de 2001. De acordo com a crença popular, o santo é considerado casamenteiro e, neste ano, 500 alianças estavam escondidas em 7 mil pedaços de bolo, que foram distribuídas aos devotos.