Moradores da Avenida Conde da Boa Vista, em Campo Grande, estão vivendo há meses com o esgoto a céu aberto, situação que piora a cada chuva.
Uma moradora da região, que preferiu não se identificar, enviou um vídeo mostrando os vazamentos em frente à própria casa e à residência de vizinhos.
No vídeo, ela relata que a Águas Guariroba realizou obras de esgotamento sanitário na via há cerca de cinco meses, mas desde então, o problema se repete sempre que chove. “Toda vez que chove, começa a sair o esgoto a céu aberto. Isso aqui fede muito. É insuportável o cheiro”, desabafou.
Segundo ela, o esgoto vaza diretamente das caixas de inspeção e se espalha pela calçada e rua. Em uma tentativa improvisada de conter o vazamento, a mulher afirma que coloca uma pedra sobre a tampa da caixa em frente à sua casa. “Já abri ocorrência, mas até agora nada foi resolvido”, completou.
Em resposta, a Águas Guariroba informou que uma equipe de manutenção já foi encaminhada ao local informado pela reportagem para verificar se há obstruções na rede de esgoto.
A concessionária ainda ressaltou que extravasamentos de esgoto ocorrem principalmente por mau uso da rede, como a realização de ligações irregulares de águas pluviais (da chuva) diretamente na rede de esgoto. Essa prática acaba sobrecarregando a rede de esgoto, principalmente na época de chuvas, provocando extravasamentos.
Além das ligações irregulares, o descarte incorreto de resíduos sólidos é outra situação de mau uso da rede e que provoca extravasamentos.
Veja: