quinta, 12 de junho de 2025

Busca

quinta, 12 de junho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

18/02/2022 16:05

Moradores protestam neste sábado por fechamento de salas em escolas no Celina Jallad

A comunidade pede, ainda, pelo término das obras na escola municipal do bairro

Moradores da região do bairro Celina Jallad, em Campo Grande, marcaram um protesto para acontecer na manhã deste sábado (19), contrários ao fechamento de salas de aula nas escolas do bairro.

A moradora do bairro Vila Fernanda, Nayanne Candelária, contou que a Secretaria de Educação de Campo Grande está retirando todas as sérias acima do 5º das escolas da região.

Assim, os pais precisam matricular os filhos em centros educacionais distante de casa, gerando revolta na comunidade.

"Eles estão querendo deixar nas escolas somente do 1º ao 5º ano. Devido ter muita criança na região, crianças pequenas que têm que se deslocar do bairro para outro, isso é injusto", desabafou.

O presidente da Associação de Moradores do Residencial Ronaldo Tenuta, da Vila Fernanda, Carlos Alberto, disse que as mobilizações comunitárias precisam acontecer pois, a região do Caiobá, que engloba diversos bairros, está em pleno crescimento populacional e econômico.

"São quase 50 mil pessoas vivendo aqui, e isso faz com que haja falta de vagas para crianças do sétimo, oitavo e nono ano. Crianças especiais que precisam atravessar a cidade. Cada vez mais as escolas estão ficando distantes, porque não tem mais vaga na região", explicou.

Além disso, pede pela continuação e finalização da obra da escola municipal que estava sendo construída no bairro, mas que atualmente está abandonada.

Dessa forma, os moradores decidiram manifestar em prol desses pedidos, para alertar o Poder Público em resolver essas questões.

Nota

A Secretaria Municipal de Educação - Semed informou que o fechamento das salas começaram em 2012 e se estendeu até 2017. Desde então, não houveram mais fechamentos de sala na região e, além disso, os fechamentos ocorreram por conta de salas que foram fechadas na rede estadual de ensino, sobrecarregando a REME com número de alunos do 1º ao 5º ano. 

Informaram, também, que a escola municipal Antônio Lopes Lins, localizada no bairro Portal Caiobá, atende cerca de 2,3 mil estudantes da educação infantil até o 6º ano. 

"Há pelo menos 10 anos, devido a grande demanda por vagas para os alunos da educação infantil e ensino fundamental I (até o 5° ano), a escola reduziu e fechou turmas do 7° ao 9° ano (de forma escalonada e com ampla divulgação, porém desde 2017 não há fechamento de turmas). Para tal decisão leva-se em consideração que os alunos mais velhos (no 7° ano, em média com 12 anos) têm mais condições de se deslocar utilizando meios próprios ou o transporte coletivo - com uso do passe do estudante, que é gratuito - para outras escolas próximas que oferecem turmas do 7° ao 9° ano. Além disso, a designação desses alunos para outras escolas obedece ao critério de que ela seja até 5 km de distância da residência", explicou.

Quanto à obra da escola municipal na Vila Nathália, a secretaria aguarda nova licitação por conta da empreitera responsável em continuar com a obra ter desistido do projeto. 

"A REME tem outras escolas de educação infantil (EMEIs) e de ensino fundamental na região, estas que oferecem turmas em todas as etapas (até o 9º ano). As escolas de ensino fundamental que podem atender os alunos do 7° ao 9° ano da região são: Dr. Eduardo Olímpio Machado (localizada no Ouro Verde a 1,8 km da EM. Professor Antônio Lopes Lins), Professora Maria Tereza Rodrigues (localizada no Santa Emília a 3,2 km de distância), e Imaculada Conceição (localizada no Jardim Batistão a 2,3 km)", finalizou.

 

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias