Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para apurar irregularidades estruturais e sanitárias da UPA Universitário, região sul de Campo Grande. A investigação também investiga se houve a reabertura da farmácia da unidade.
Conforme o MP, a denúncia que originou os autos aponta a existência de irregularidades na estrutura física da farmácia da Unidade, com a presença de goteiras, mofo nas paredes e grande umidade
A Coordenadoria Municipal de Vigilância Sanitária realizou inspeção in loco e constatou que a farmácia apresenta estrutura física com teto e paredes com infiltração, umidade e presença de mofo, bem como pintura danificada e, em razão de tais fatos, encontra-se desativada.
Após isso, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que adotaria providências para sanar as irregularidades e, que o projeto de reforma e adequações necessárias na UPA Universitário encontra-se em fase de elaboração na Coordenadoria Geral de Obras e Arquitetura.
Por conta da necessidade de abrir a farmácia no local, e dar a estrutura de atendimento efetiva aos usuários com a normalização da farmácia da UPA, o MPE resolveu converter a notícia fato em inquérito civil.
Prazo
A promotora de Justiça, Daniela Cristina Guiotti fez a conversão em 9 de agosto e deu prazo de 20 dias para a Sesau esclarecer sobre os fatos, e informar sobre a elaboração do projeto de reforma e adequações necessárias da UPA Universitário. Também foi solicitado que informe o prazo previsto para que a farmácia da unidade volte a funcionar regularmente.
O que diz a Sesau?
A Sesau foi questionada se já resolveu os problemas que causaram a denúncia. E em resposta disse que o local será reformado nos próximos anos.
Veja na íntegra:
A reforma completa da UPA Universitário está dentro da programação a ser executada nos próximos anos para sanar definitivamente os problemas estruturais.
Intervenções emergenciais já foram realizadas no telhado e calhas da unidade para evitar infiltrações, bem como feita a aquisição de mobiliário e manutenção nos aparelhos de ar condicionado e parte elétrica.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está atenta às necessidades tanto físicas quanto de melhoria na composição do quadro funcional e tem adotado todas as medidas necessárias para assegurar uma melhor qualidade na assistência à população.
Nos últimos cinco anos, dez novas unidades de saúde foram inauguradas, além de três clínicas da família, beneficiando mais de 200 mil pessoas com atendimento mais próximo. Mais de 40 unidades foram reformadas e há previsão de melhorias em outras 20, incluindo todas as UPAs e o Centro de Especialidades Médicas (CEM).