Ministério Público do MS abriu inquérito para saber das reais condições de atendimento à população, da Unidade de Saúde da Família do Nova Bahia, em Campo Grande.
Conforme a divulgação em Diário Oficial do MPE-MS, a Câmara Municipal de Campo Grande também aparece como requente da investigação.
O USF do bairro leva o nome de Conselheiro Edney Arantes de Campos. No detalhe da divulgação, a apuração quer saber se a unidade tem estrutura física e tecnológica, recursos humanos e insumos para atender as necessidades dos pacientes.
O inquérito foi instaurado pela Promotora de Justiça Daniella Costa da Silva, da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública de Campo Grande. A investigação já encaminhou ofício para a Secretaria Municipal de Saúde.
Precário
Um dos ofícios juntados ao inquérito é do vereador Professor André Luis, datado de 23 de janeiro deste ano. Resumidamente, o parlamentar diz que fez uma visita de ofício até a unidade e constatou problemas.
''Na referida Unidade de Saúde, identificamos condições precárias de infraestrutura e funcionalidade relevantes, como pintura; rede elétrica; banheiros; odontologia; radiografia falta de técnico de enfermagem'', diz o relatório.
Resposta
A Sesau informou que o inquérito se deu por causa da visita da equipe do vereador, entre o final do ano passado e início de 2023.
''Todas as supostas irregularidades mencionadas foram totalmente ou parcialmente sanadas. Inclusive, a USF Nova Bahia está passando por revitalização estrutural completa'', respondeu a prefeitura. Algumas das outras falhas apontadas, como insuficiência de equipamentos e profissionais, foram igualmente resolvidas, diz a Sesau.