Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Campo Grande

Museu da Tocha é atração em Campo Grande nesta sexta e sábado

17 junho 2016 - 15h33Por Assessoria

O acervo do Museu das Olimpíadas - Museu Itinerante Se Prepara Brasil, organizado pelo Comitê Olímpico Internacional estará aberto para visitação da população Campo-grandense nesta sexta-feira (17) e sábado (18), das 10h às 19h, na Praça do Rádio Clube. O acervo do museu itinerante reúne peças do Comitê Olímpico Internacional e também do Comitê Olímpico do Brasil e dos Jogos Rio deste ano, além de coleções particulares relacionadas ao tema. A entrada é gratuita.

Quem visitar o local - os objetos estarão dentro de uma carreta especialmente montada para o museu - terá a chance de ver as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos.

O visitante poderá também conhecer Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições, imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre eles a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, na primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.

O objetivo do projeto é levar o espírito olímpico às cinco regiões do país e preparar a população para o maior evento esportivo mundial. O projeto é de responsabilidade do Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016, que promove o Museu Itinerante Se Prepara Brasil - O Caminho do Esporte até o Rio de Janeiro.

Além de peças dos Comitês Internacional e Nacional e dos Jogos do Rio 2016, o museu conta com coleções particulares.

Seções
Dividido em cinco seções — “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” — o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Um dos pontos mais interessantes do projeto, e que o torna inovador, é o fato de o Museu ir até o público. Os atletas-embaixadores Giba e Leila, medalhistas olímpicos, estarão presentes em algumas cidades para interagir com o público, assim como as mascotes dos Jogos Rio 2016, Vinicius e Tom, e do Time Brasil, Ginga.