segunda, 16 de junho de 2025

Busca

segunda, 16 de junho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Retrospectiva 2021

23/12/2021 17:00

O dia em que Campo Grande 'sumiu' com tempestade de areia trazendo medo e estragos

Árvore quase esmagou jovem em carro, inúmeras casas ficaram destelhadas e várias famílias ficaram sem luz e perderam muitos alimentos com tempestade 'surpresa'

O dia 15 de outubro de 2021 com certeza vai ficar marcado na história de Campo Grande e na memória de muitas pessoas. Isso porque, naquele dia, um dos maiores fenômenos da natureza passou pela cidade e trouxe apreensão, nervosismo, medo e estragos.

A 'tempestade de areia', que literalmente cobriu a capital de Mato Grosso do Sul, virou destaque nacional e até mundial.

Mas o que aconteceu de fato? Nessa retrospectiva, relembramos o caos que a cidade virou com a falta de energia, falta de internet tanto para computadores como smartphones, torres sem sinais para os celulares e pessoas incomunicáveis, mas que passaram a gravar momentos da tempestade.

A mudança climática começou por volta das 14h, quando o céu de Campo Grande, que estava azul e com nuvens, mudou completamente para um tom avermelhado, reduzindo a claridade do sol.

Não demorou muito para que as pessoas percebessem que aquilo não se tratava apenas de "uma chuva qualquer". Naquela altura, ninguém imaginou que uma tempestade de areia estava formada.

A partir deste momento, os ventos intensos começaram a trazer pânico para os campo-grandenses, que notaram placas e telhas de residências e comércios sendo levadas e, principalmente: muitas regiões ficaram sem energia elétrica.

Além desse detalhe, as árvores passaram a virar risco para motoristas e motociclistas (detalhes no próximo tópico). Galhos e inúmeras árvores foram caindo de minuto em minuto e os bombeiros precisaram se desdobrar para atender as várias ocorrências.

Os estragos foram contabilizados horas depois. No início da noite, Campo Grande havia registrado nada mais, nada menos do que 154 quedas de árvores no temporal que devastou por completo a cidade. 

Árvore quase matou jovem

Por coincidência ou não, uma dessas árvores quase matou uma adolescente, que permaneceu no carro de sua família, na Rua Rodolfo José Pinho com a Guerra Junqueira, enquanto a mãe estava em uma loja de materiais de construção.

A árvore de grande porte não suportou a tempestade de areia e a intensidade dos ventos. Como resultado, caiu sobre o carro em que a adolescente estava e, por mero capricho da vida, a menina conseguiu ser socorrida com pequenas fraturas.

Mas não foi só ela que foi vítima do fenômeno natural. Outras duas pessoas também ficaram feridas ao serem pegas de surpresas com a queda de galhos e árvores. Na foto abaixo, a jovem se recupera do susto que passou após algumas fraturas.

Tempestade colocou Campo Grande às escuras

Sem energia por dias

O resultado do fenômeno que chocou Campo Grande ainda deixou 'sequelas' em pelo menos 4 mil famílias, que ficaram sem energia elétrica, por conta dos ventos intensos de 90 km/h.

Mas além dos moradores, muitos empresários perderam alimentos e tiveram prejuízos inimagináveis, tendo que praticamente recomeçar do zero até que a Energisa restabelecesse toda a rede de energia dos bairros.

O que é uma tempestade de areia?

Com sua existência sendo apresentada em climas áridos e semiáridos e períodos da primavera e do verão, as tempestades de areia são resultados de fortes ventos ascendentes ocasionados pelas altas temperaturas no solo e pelo tempo seco.

Naquela época, Campo Grande vivia uma seca terrível e já durava mais de um mês.

As tempestades de poeira e tempestades de areia são muito similares alterando somente o a grossura dos grãos em suspensão. Outra caracterização que podemos usar para tempestades de areia é quanto ao tipo de evento climático a que a mesma está ligada. Podemos encontrar tempestades localizadas e ligadas a ventos canalizados que passam sobre áreas com solos propícios, essas são de pouca duração e ocorrem de forma súbita, muito difíceis de prever são as tempestades de menor escala.

As tempestades de areia, independente do tipo, duração ou tamanho, trazem problemas tanto de saúde como de logística nos lugares onde ocorrem, além de poderem causar danos à infraestrutura elétrica, alem de danos a ferramentas, carros, edifícios.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias