quinta, 10 de julho de 2025

Busca

quinta, 10 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

28/05/2023 15:28

Obras de revitalização do Centro de Belas Artes em Campo Grande arrastam-se por anos sem conclusão

Prédio foi construído na década de 1990 e até hoje não foi inaugurado

Após anos de estagnação e uma série de contratempos, as aguardadas obras de revitalização do Centro de Belas Artes em Campo Grande, continuam enfrentando atrasos e estão longe de serem concluídas.

Originalmente projetado para ser uma rodoviária no bairro Cabreúva em 1990, o prédio passou por diversas tentativas transformações ao longo das últimas três décadas para evitar se tornar um elefante branco.

Em 2007, a finalidade do prédio foi alterada e o projeto de renovação reiniciado visando transformá-lo em um polo de atividades artísticas e culturais, o Centro de Belas Artes. No entanto, desde então, o projeto tem enfrentado inúmeros obstáculos, trocas de gestões na prefeitura de Campo Grande e até mesmo as empresas vencedoras da licitação desistindo ou encontrando complicações legais, resultando em uma série de contratempos e atrasos.

Projeto 

O Centro de Belas Artes foi idealizado como um centro cultural que ofereceria um espaço para artistas e a comunidade local se envolverem em diversas atividades artísticas, incluindo artes visuais, música, dança e teatro. O atraso na conclusão da obra tem sido fonte de frustração tanto para a comunidade artística quanto para os moradores de Campo Grande, que aguardam a inauguração desse polo cultural.

O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) é uma das autoridades que cobram agilidade da prefeitura na conclusão do espaço. Ele é defensor da cultura e educação e foi um dos organizadores da comissão da Câmara que cobrou a retomada das obras.

Segundo o parlamentar em suas diversas declarações, a conclusão do Centro de Belas Artes não apenas cumprirá a visão original de reutilizar o prédio, mas também contribuirá significativamente para a paisagem cultural e artística de Campo Grande, proporcionando um espaço tão necessário para a criatividade e expressão.

Em 2022, a prefeitura chegou a anunciar que viabilizaria parceria pública-privada para garantir a conclusão e o aproveitamento da estrutura de 12.400 metros quadrados. O restante dos quase 15 mil metros quadrados ficariam a cargo do Executivo.

Enquanto as obras continuam, as partes interessadas e a comunidade em geral aguardam ansiosamente o dia em que as portas do aguardado Centro de Belas Artes finalmente se abram para receber as aspirações e empreendimentos artísticos da cidade.

O que diz a Prefeitura?

Em um comunicado, a Prefeitura de Campo Grande reconheceu os desafios enfrentados pelo projeto e disse que em setembro de 2022, a segunda colocada no processo de licitação foi chamada para assumir a obra e garantir sua continuidade. 

"Essa é uma questão que se arrasta há décadas e que finalmente teve uma solução no fim de 2022. Inicialmente, ainda nos anos 90, a obra previa a construção da nova rodoviária de Campo Grande. Em 2007 teve sua finalidade alterada e a obra foi reiniciada para ser o Centro de Belas Artes. Em 2022 foi novamente licitada para sua continuidade e a empresa que venceu o certame desistiu do projeto. Em setembro de 2022, foi chamada a segunda colocada para a continuidade da obra, que está em andamento".
 

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias