Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Campo Grande

Ocupação indígena continua e coordenador regional da Funai fica na berlinda

Lideranças encaminharam um pedido de exoneração para o presidente da Fundação

02 abril 2018 - 18h21Por Bruna Vasconcelos

A manifestação indígena pedindo a exoneração imediata do coordenador regional da Funai, Paulo Rios, permaneceu durante toda a tarde. Cerca de 40 índios ocupam a sede da Fundação, em Campo Grande, desde o início da manhã desta segunda-feira (2). Um possível desentendimento entre o coordenador e os protestantes foi parar na Polícia Federal após Paulo Rios alegar que teria sido agredido com lanças e pontapés.

Otoniel, da etnia Terena, relatou que encaminhou um documento para Franklimberg Ribeiro de Freitas, presidente da Funai, pedindo a exoneração do Paulo Rios e deve receber um retorno até o início da noite. 

Ainda conforme o movimento, o presidente teria acatado a reinvindicação dos indígenas, mas precisaria do aval do ministro da Justiça para assinar a exoneração. O encaminhamento do pedido deve chegar após reunião, em Brasília, entre o presidente da Funai e o ministro. Até lá, as lideranças afirmam que não vão desocupar a sede.

Os índios protestam por suposta ingerência de Paulo Rios, incitação de grupos nas comunidades, além de supostamente reconhecer aldeias que não existem e distribuir certificados a caciques, o que não é atribuição do órgão. As lideranças acampadas são da região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti.