Comando de Policiamento Metropolitano realiza a “Operação Saturação”, neste fim de semana, nas sete regiões de Campo Grande. O reforço policial na cidade, envolvendo equipes de Rádio Patrulha, começa nesta sexta-feira (10) e tem objetivo de coibir a criminalidade.
Segundo o Coronel Emerson de Almeida Vicente, que assumiu o comando da COM (Comando de Policiamento Metropolitano) na última terça-feira (7), a data foi escolhida por conta das festas juninas, e Dia dos Namorados, que vão gerar maior movimentação das famílias na Capital.
“Nessa operação teremos todas as unidades envolvidas, e a atividade é porque a gente está se preocupando em manter a qualidade no serviço de segurança para os moradores de Campo Grande e as famílias de bem. Vamos dar essa garantia e respaldo a população. A PM tem a missão de prevenir para que não aconteça. E vamos dar essa atenção maior.”
O Coronel afirma ainda que a divulgação da operação está sendo feita de forma antecipada já para que os indivíduos que estejam na vida da criminalidade fiquem sabendo que a PM estará atenta para efetuar as prisões.
Ainda de acordo com o Coronel Emerson de Almeida Vicente, a operação tem como finalidade reforçar o policiamento empregado diariamente pela instituição com foco na prevenção e repressão de eventuais práticas criminais como: porte ilegal de armas de fogo, roubos, furtos, homicídios, condução de veículos sob estado de embriaguez, uso ou tráfico de entorpecentes, circulação de pessoas foragidas da justiça, bem como quaisquer outros atentatórios à vida ou ao patrimônio da sociedade.
Além da operação, outras equipes estarão vinculadas no atendimento do cidadão, por meio do telefone de emergência 190.
Capacidade operacional plena
Ainda segundo a PM, neste mês, o Programa OCOP (Obtenção de Capacidade Operacional Plena) completa um ano de implantação, com resultados positivos, onde houve aumento em 25% dos atendimentos de ocorrências policiais, saltando de uma média de 80 mil/ano para 100 mil/ano, quando comparado entre junho de 2020/2021 e junho de 2021/2022. Aproximadamente 1.600 ocorrências a mais por mês e 30 a mais por dia.
O Programa foi idealizado para proporcionar mais segurança à população, reordenando a divisão tática territorial de Campo Grande com base em dados estatísticos, para dar celeridade ao atendimento das ocorrências e emprego rápido dos meios disponíveis.
As equipes da PM estarão empenhadas na segurança nas sete regiões:
1º Batalhão de Polícia Militar - Centro;
9º Batalhão de Polícia Militar - Prosa, a nordeste e leste;
10º Batalhão de Polícia Militar - Anhanduizinho, a sul e sudoeste;
5ª Companhia Independente de Polícia Militar - Imbirussu, a oeste;
6ª Companhia Independente de Polícia Militar - Bandeira, a sudeste e parte do sul;
10ª Companhia Independente de Polícia Militar - Lagoa, a sudoeste;
11ª Companhia Independente de Polícia Militar - Segredo, ao norte da região central.