Pacientes que buscaram atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Mônica nesta segunda-feira (10), acabaram passando por um perrengue e tanto no tempo de espera e pela chuva que caiu no início da tarde.
Vídeos encaminhados por leitores para o TopMídiaNews mostram que apenas uma tenda teria sido oferecida para que as pessoas pudessem se proteger do aguaceiro que veio com força na região.
Uma das pessoas, um homem de 34 anos, que não quis se identificar, relatou que buscou atendimento médico para sua esposa ainda pela manhã de hoje e no início da tarde a chuva começou a trazer transtornos para os pacientes.
Segundo o homem, funcionários não teriam deixado as pessoas ficarem dentro da unidade.
"Deixou nós lá fora numa tenda onde nos molhamos, sem falar na demora para atender", reclamou dizendo que o atendimento só ocorreu quatro horas depois de sua chegada. "Um verdadeiro descaso, estão nem aí, estou revoltado", finalizou.
A reportagem procurou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que explicou que a unidade estava com cinco médicos e o tempo de espera se refere ao atendimento por classificação de risco e não por ordem de chegada.
Para a secretaria, pacientes com maior gravidade são priorizados, mas de acordo com os registros de atendimentos, todos estavam no tempo protocolar que é de 4 horas para casos menos graves e classificados como azul ou verde.
Referente a situação dos pacientes na chuva, a explicação é que as pessoas encaminhadas para aquele setor seja sintomáticos respiratórios.
"Estes pacientes são mantidos em local separado para não haver risco de contaminação aos demais. A tenda instalada no local é justamente para que estes pacientes fiquem abrigados e protegidos das intempéries climáticas, como chuva e sol", destacou.
Veja o vídeo:
Pacientes aguardam atendimento na chuva em UPA de Campo Grande pic.twitter.com/q474PPjciy
— TopMídia News (@topmidianews) January 10, 2022